Siga-nos nas redes sociais:

 
Família e desenvolvimento social é tema de Congresso no Panamá

Inicia hoje, 04, e prosseguirá até 9, o 1º Congresso Latino-Americano de Agentes de Pastoral Familiar (I Colpafa) promovido pelo CELAM, na cidade do Panamá. Buscando refletir com os participantes o tema "Família e desenvolvimento social para a vida completa e comunhão missionária", em comunhão com o próximo Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família, convocado pelo papa Francisco. A conferência será realizada em três etapas: 1) para compartilhar a vida e espiritualidade 2) identificar os desafios e horizontes pastorais, e 3) a construção de linhas de ação pastoral.

"Este projeto manifesta a coesão e busca de consolidação da missão com e em favor da família nesta parte do continente", comenta o assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Rafael Fornasier, sobre o 1º Congresso Latino-Americano de Agentes de Pastoral Familiar (I Colpafa) organizado pelo CELAM, na cidade do Panamá. Participação do Brasil Padre Rafael explica que este projeto de articulação de ações para a evangelização da família vem sendo construído desde 2011, por meio de reuniões e pré-congressos em toda a América Latina. No Congresso, o Brasil terá uma delegação de 19 participantes, entre eles os membros da coordenação nacional da Pastoral Familiar, o casal Roque e Verônica, e Volnei e Marivone . A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) representada pelo bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, de dom João Carlos Petrini, e pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e membro da Comissão, dom Antônio Augusto Dias Duarte. "No contexto de realização de dois sínodos sobre a família, as expectativas são muito grandes, no sentido de ser uma contribuição em âmbito continental e universal no que tange aos desafios e as possibilidades para a família na sociedade e no seio da Igreja", antecipa padre Rafael, que também estará no Congresso. Cartaz do Congresso

O círculo representa a Eucaristia, onde está inserida a família, para significar a importância da família para a Igreja. O pai protege sua família, abraça sua família, estendendo seus braços. A cor azul simboliza os mares em torno da América Latina. A mãe, inclinando-se sobre seu marido transmite amor e fé para seus filhos, aqueles mostrados no coração e na Cruz. Além disso, o vermelho representa a "mãe terra": Vigoroso, forte, amoroso figura 's representa crianças Filhos, Infância e Juventude na América Latina, o Continente da Esperança; daí a cor verde, o que também representa a colheita de frutas e da fertilidade.

Fonte: cnpf.org.br

Publicado : 04/08/2014

 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados