Entenda o significado do Tríduo Pascal, celebrado na Semana Santa

O Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor é de maneira mais intensa vivenciada durante os dias do Tríduo Pascal, que compreende a Quinta, Sexta e Sábado Santo e designa-se à  preparação para a maior festa da Igreja, que é a Páscoa.

Quinta-Feira Santa

Uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa é a Missa da Unidade,  ela conta com a presença do bispo e todos os sacerdotes da diocese, nela os padres renovam as promessas sacerdotais. Neste dia é realizada a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.  Na Diocese de Camaçari a Missa da Unidade será celebrada às 09h na Catedral São Thomaz de Cantuária.

A noite nas paróquias a Igreja da inicio ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa, segundo momento do Tríduo, é o único dia do ano em que a Igreja Católica no mundo inteiro não celebra missas e comumente, nenhum sacramento. O grande gesto de amor de Jesus Cristo é lembrado também através das celebrações da Via Sacra, procissões, caminhadas, encenações no meio de comunidades e paróquias, dentro de igrejas e principalmente pelas ruas.

Pelo sétimo ano será realizada a Via Sacra Diocesana da Juventude,  saindo às 07h da Praça da Catedral São Thomaz de Cantuária em Camaçari e que tradicionalmente reúne milhares de fiéis.

Sábado Santo

No Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia, celebra-se o grande momento da Ressurreição do Senhor. “Quando a luz vence as trevas e a Ressurreição vence a Morte. Nossa esperança é renovada mais uma vez, de que Cristo ressuscitou e ressuscita e de que a vida vence a morte”.

Nesta celebração, realizada na véspera do dia da Páscoa, acontece a Benção do Fogo Novo e da Água. O Tríduo Pascal termina com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.

Publicado : 10/04/2017