Emoção e fé marcam a Ordenação Episcopal de Dom Dirceu de Oliveira Medeiros

O entoar do sino da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar já anunciava que esse sábado (04/12) era um dia de festa, pois pela primeira vez seria ordenado um Bispo vindo da Diocese de São João del-Rei (MG), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo eleito para a Diocese de Camaçari. A Santa celebração foi presidida pelo Bispo ordenante, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; e pelos Bispos co-ordenantes, Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo Diocesano de São João del-Rei, e Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Representando a Diocese de Camaçari estiveram presentes o administrador Apostólico, Dom João Carlos Petrini acompanhado pelo Pe.Carlos Fernando Dias, Pe.Fernando Pereira e o Pe.Luiz Felipe Montecinos.

Logo no inicio da celebração foi feita a Invocação ao Espírito Santo para que o eleito seja santificado e consagrado com a plenitude do sacramento da ordem e também foi lida a bula de nomeação do Papa Francisco. Os Bispos são constituídos pelo Espírito Santo como sucessores dos Apóstolos e pastores do povo de Deus.

Durante a homilia Dom Walmor destacou que com a consagração o novo bispo recebe a mesma graça recebida pelos apóstolos "Você vai  receber pela imposição das mãos, o dom da graça para ser, como diz o apóstolo, dele mesmo, para ser pregador, apóstolo e mestre. Essa é a graça que você vai receber como o Apóstolo Paulo recebeu e os sucessores dos apóstolos recebem para ser reavivada permanentemente", disse.

"Todo batizado e de modo muito especial o bispo, como sucessor dos apóstolos, tem que ser, claramente, um apaixonado por Cristo"

Sobre o evangelho e o lema episcopal de Dom Dirceu ele disse que essa é uma grande experiência que Pedro passou e com obediência respondeu ao chamado do Senhor "Por tua palavra lançarei as redes” não é apenas um comando é uma experiência mística de grande e importante valor e a Igreja está desafiada a fazer para dar conta da sua missão de ser de comunhão e ser de participação de todo o povo de Deus".

Continuando com o rito de Ordenação Dom Dirceu,  repleto de emoção, se prostrou no chão enquanto era entoado a ladainha de todos os santos em seguida ele se colocou de joelhos enquanto foi feita a oração consecratória e os bispos ordenantes e os concelebrantes impuseram as mãos.

CONSAGRAÇÃO EPISCOPAL

Durante a Ordenação episcopal acontecem alguns ritos que são específicos para o terceiro grau da ordem, o ordenado recebe sobre sua cabeça o livro do evangelho enquanto é feita uma uma oração, logo em seguida tem sua sua cabeça ungida com o óleo do santo crisma, e o novo bispo recebe o livro dos Evangelhos, para que como servo do Senhor continue lançando as redes para a pesca.

Alguns sinais são específicos para serem usados no ministério episcopal e são recebidos durante a ordenação, o primeiro dos símbolos é o anel, sinal da sua fidelidade a Cristo, em seguida recebe em sua cabeça a mitra episcopal, que evoca a nobreza da missão e a santidade com que deve ser exercida. O terceiro símbolo é o báculo, que significa o governo pastoral e a missão de apascentar as ovelhas da Igreja de Deus.

(Dom Petrini acolhendo o neo bispo e seu sucessor na Diocese de Camaçari,
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros)

Após todo rito os bispos presentes acolheram o novo bispo com um abraço, na ordem episcopal.

AGRADECIMENTOS

Em sua mensagem Dom Dirceu fez uma série de agradecimentos e destacou que o período de dois anos e meio que esteve na CNBB foi um verdadeiro mestrado onde muito aprendeu e levará toda experiência para sua vida e missão. Agradeceu também toda acolhida que recebeu do povo de Camaçari e trouxe o exemplo do Papa Francisco para sua nova missão "Que eu saiba caminhar a frente do rebanho para indicar caminhos, que eu saiba caminhar do meio do rebanho para encorajar aqueles que tendem a desanimar, que eu saiba caminhar atrás do rebanho vigilante para garantir que ninguém fique para traz" e concluiu pedindo orações e dizendo "Sigo com aquele pensamento de um grande Santo da Igreja 'lá onde Deus me plantou é lá que eu sou chamado então a Florescer e a dar frutos' ".