Siga-nos nas redes sociais:

 
Domingo de Ramos marca a abertura da Semana Santa

Durante missa o bispo exortou sobre resgatar o sentido do sagrado durante a Semana Santa

Com Ramos verdes nas mãos e cantos de alegria, os fiéis Católicos realizaram neste domingo (25/03) a celebração de Ramos em Camaçari. O rito iniciou cerca de 6h da manhã, onde foi realizada a bênçãos dos ramos na praça do Alto da Cruz, reunindo as seis paróquias da sede, marcando assim a abertura da Semana Santa.

Ao som do trio elétrico os fiéis caminharam pelas ruas do centro da cidade em direção à Praça Desembargador Montenegro, onde fica localizada a Catedral São Thomaz de Cantuária, para a Missa campal.

Durante a missa, o bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini, recordou o sentido da semana Santana “ A semana é Santa  por que durante essa semana se revela a todos nós a santidade de DeusDeus que é infinita compaixão, infinita misericórdia e doação”.

Ele destacou ainda que é um tempo para ser vivido com respeito e de recuperar o sentido do que é sagrado “Espero que seja um caminho de recolhimento. A semana do retiro espiritual do povo fiel, mesmo sem ir numa casa de retiro, ficando em sua casa.  Antigamente não se ligava nem o rádio”, disse.

“Nós podemos reconquistar um clima de respeito, de silêncio, de concentração. Sem gritaria, sem vulgaridade, sem ficar na bebedeira e ouvindo aquelas músicas vergonhosas. Para poder nos concentrar nesta relação nova que Deus quer restabelecer conosco” exortou. O bispo disse ainda que a semana Santa não é apenas uma lembrança, mas uma renovação de tudo que foi vivido por Jesus Cristo, que foi perseguido, julgado, superou a morte e ressuscitou, trazendo a vida eterna para todos “E esse grande acontecimento não está jogado no passado e nós não estamos aqui apenas numa lembrança devota, mas aqui acontece, de novo, se torna presente aqui, o Senhor que é o Senhor da glória. Isso nos comove, nos anima e nos traz a esperança”, concluiu. Além da sede, foram realizadas caminhadas nas localidades de Vila de Abrantes, Arembepe, Monte Gordo e Barra do Pojuca. PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NA CATEDRAL SEGUNDA-FEIRA SANTA (26/03) - 7h Missa pelas almas TERÇA-FEIRA SANTA (27/03) -  17h Celebração penitencial com Adoração ao Santíssimo QUARTA-FEIRA SANTA (28/03) - 18h - Procissão do Encontro Mulheres saindo da Comunidade Santa Cruz ( Alto da Cruz) Homens saindo da Comunidade Santa Cruz (Bomba) QUINTA-FEIRA SANTA (29/03) 9h - Missa dos Santos Óleos 19h - Missa da Ceia do Senhor SEXTA-FEIRA SANTA (30/03) 05h30 Via Sacra saindo da Comunidade do Alto da Cruz em direção a Catedral onde será entregue a cruz para os jovens. 7h - Via Sacra da Juventude, saindo da Catedral em Direção ao Morro da Manteiga. 17h - Celebração da Paixão do Senhor SÁBADO SANTO (31/03) - 19h - Vigília Pascal DOMINGO DA RESSURREIÇÃO - 7h, 9h30 , 18h30 - Santa Missa [gallery link="file" order="DESC" columns="2" orderby="post_date"]

Publicado : 25/03/2018

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados