Dom Petrini participou do Seminário Nacional de Juventude e Bioética em Brasília

Foi realizado desde  sexta-feira (13) em Brasília o Seminario Nacional Juventude e Bioética - Os desafios da Bioética e o protagonismo do jovem católico, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio das comissões para a Vida e Família e para a Juventude. O seminário, que aconteceu no complexo dos colégios Dom Bosco e Maria Imaculada, na Asa Sul, e foi até  domingo (15).   No evento, foram abordados diferentes exemplos de como a sociedade tem mudado seus parâmetros de avaliação para buscar o mínimo de sofrimento e o máximo do prazer. O primeiro foi o julgamento no Supremo Tribunal Federal do aborto de fetos anencefálos. Toda a argumentação pela liberação do aborto nesses casos, mostrou Lenise Garcia, foi baseada, “no sentimento das mães, no sofrimento, na dor”. Outros pontos, foram a mudança do Código Penal para liberar a eutanásia e doação de sêmen e de óvulos para clínicas de fertilização in vitro. O exemplo seriam os santos, que mesmo com o sofrimento em suas vidas, não deixaram de ser felizes. O bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Família e Vida da CNBB,  dom João Carlos Petrini, participou da palestra na tarde do sábado (14) cujo o tema foi: "Abraçar a Vida e as situações de sofrimento".   Dom Petrini apontou as contradições da racionalidade moderna, baseada no positivismo, com grandes avanços técnicos.   [caption id="attachment_1411" align="alignleft" width="300"] Foto: Jovens Conectados[/caption] “A razão atual não se compara com as exigências de justiça e de paz, mas com poder e lucro”, afirmou dom Petrini. A razão é usada como um instrumento para alcançar o que for mais conveniente e útil, afirmou o bispo. “Perde-se o gosto de viver, a capacidade de sacrificar-se por um ideal, medo de enfrentar os dramas da vida e o medo de deparar-se com problemas.” Para dom Petrini, a solução é o jovem cristão doar-se aos demais, buscar a fazer o bem ao outro, fruto da natureza de Deus. O maior desafio é viver cem vezes mais, cem vezes mais capaz de inteligência, de amar, realizar-se, abraçando quem ninguém quer abraçar.”

Texto: Jovens Conectados / Diocese de Camaçari

Publicado em 15/07/2012 às 19:46