Dom Petrini participa de apresentação do subsídio “Hora da Família” 2013

Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família com a colaboração do assessor padre Waldimir Porreca, apresentou ao Conselho Permanente o livreto que é usado para animar a pastoral família o ano todo e, em particular, a Semana da Família em todo o Brasil. O tema deste ano é a “transmissão e educação da fé na família cristã” considerando, especialmente, a responsabilidade dos pais. A reflexão também leva em conta o “Ano da Fé”, instituído pelo Papa emérito, Bento XVI, a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada no final do mês de julho, no Rio de Janeiro. O livreto tem sete encontros, sete celebrações, cantos, instruções sobre associação de famílias, a organização da própria comissão da CNBB. Os temas compreendem o papel dos pais; os desafios que se apresentam; os valores que permanecem; educação pela presença; a presença dos pais com fortaleza e docilidade; iniciação cristã, como educação para a felicidade e, por último, a elaboração de projeto de vida pessoal e familiar. Nas celebrações propostas, há sugestões para: dia das mães, dia dos pais, dia dos avós, ocasião de bodas e ocasiões para lembrar a necessidade da penitência e da reconciliação. No subsídio, a Comissão apresenta o plano de ação de todo o ano de 2013. A “Hora da Família” é distribuído pela SECREN, secretaria nacional da pastoral familiar, e pode ser encontrado nos regionais da CNBB e nas livrarias católicas. O livreto custa R$ 3,00 ( três reais).