Confira a entrevista que o bispo Dom João Carlos Petrini concedeu a site Camaçari Noticias : Recentemente o Papa Francisco reuniu bispo do mundo todo no Vaticano, para o Sínodo Extraordinário que aconteceu durante 21 dias.  A família foi o tema central da assembleia sinodal realizada pelo pontífice, onde também foram apontadas novas propostas para divorciados em segunda união, que até então, não eram permitidos receber a Eucaristia.   Bispo Dom João Carlos Petrini

O Bispo Dom João Carlos Petrini, da Diocese de Camaçari participou do sínodo e durante entrevista cedida ao Camaçari Notícias ele expôs alguns temas abordados e discutidos na reunião. De acordo com o líder religioso, a igreja está mais preocupada em resgatar a beleza e o significado real da família. “Vivemos em um século onde muitas famílias estão alquebradas, em casos onde a mulher é abandonada pelo marido, as crianças perdem a aproximação entre os pais, e o Papa Francisco chama nossa atenção também para essa realidade, em que nós como igreja temos que está sensível e prontos para cuidar e acolher essas pessoas” sinaliza o bispo.

Outro assunto que foi debatido no Sínodo foi a possibilidade da Comunhão para os divorciados em segunda união, o que para a igreja não é permitido, pois só o primeiro casamento que era considerado válidos. Caso contrário, a situação dos casais em segunda união era vista como que estivessem vivendo em pecado do adultério. O que foi proposto em um documento entregue aos bispos, é o estudo de cada caso, com a possibilidade da declaração de nulidade, onde se anula o primeiro casamento, e valida o segundo. Desse modo, os cônjuges podem participar de Eucaristia.

De acordo com o Bispo Petrini o documento de nulidade é feito mediante um estudo de caso e encaminhado ao tribunal Eclesiástico para que possa julgar individualmente cada um. “No processo de nulidade matrimonial é feito a investigação dos fatos, a fim de descobrir se o casamento foi ou não válido”, ressalta o Bispo.

Comissão - Ainda, segundo o Bispo será criado em fevereiro de 2016 uma comissão para acompanhar e ouvir as pessoas, saber sobre seus conflitos, inclusive relacionado ao pedido do processo de nulidade. “A igreja está se reorganizando internamente para acolher a todos em busca da preservação da família” conclui o Bispo Petrini.

Fonte : Camaçari Noticias

Publicado : 13/11/2015