Entre os dias 15 e 21 de agosto foi realizado o XVII Congresso Eucarístico Nacional em Belém. Essa é a segunda vez que a Capital Paraense sedia o encontro no ano em que completa 400 anos da cidade e Evangelização na Amazônia.
Como o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”,o congresso visou tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no Norte do Brasil.
Na programação informativa, formativa, cultural e litúrgica, aconteceu também uma Jornada da Misericórdia com confissões, Celebrações penitenciais nas Paróquias de Belém.
Uma procissão fluvial percorreu dez dias no Rio Amazonas, realizando paradas nas cidades e visitando em escolas, hospitais e presídios, chegando na quinta (17) no Porto de Belém e foram acolhidos por uma multidão de pessoas seguindo em direção ao Portal da Amazônia.
[caption id="attachment_14255" align="alignleft" width="213"]
No Estádio Olímpico do Mangueirão, onde foram realizado os momentos mais centrais cerca de 1200 crianças de Belém receberam pela primeira vez o sacramento da comunhão na quinta (18). E uma missa da juventude foi realizada no quinto dia do encontro (19) com apresentações artísticas e culturais.
O bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, que também participou do Congresso, foi acolhido pela Paróquia Jesus Ressuscitado onde celebrou neste domingo(21), recorda com muita emoção esses dias de encontro “Foi um momento muito bonito para renovar e aprofundar a fé em Jesus Cristo Ressuscitado e ter momentos mesmo para adorá-lo”, afirma.
Aproximadamente 600 mil pessoas participaram do congresso, entre eles 300 bispos e 1500 padres de todo Brasil. No domingo (21) , último dia do encontro, foram realizada missas nas 86 Paróquias celebradas pelos bispos de todo o Brasil.
Publicado : 22/08/2016