Dom Dirceu realiza primeira visita à Colônia Penal de Simões Filho

Estive preso e viestes me visitar (Mt 25,36) , este é o lema da Pastoral Carcerária que, atendendo ao apelo de Jesus, desempenha uma serviço de assistência às pessoas presas e suas famílias colocando em prática as obras de misericórdia.

Na manhã desta terça-feira (22/03), o bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, acompanhado pelo Pe.Christian Vienne, que é o assistente eclesiástico da Pastoral Carcerária (PC) fizeram uma visita à Colônia Penal de Simões Filho.

A visita foi guiada pelo diretor da unidade, Marcelo Jorge Gomes da Silveira, que apresentou as instalações da penitenciária, que funciona no regime semiaberto, ou seja, abriga presos em cumprimento final da sentença e permite que esses desempenhem atividades laborais nas fábricas instaladas nas dependências da instituição.

Dom Dirceu avaliou positivamente a visita e a oportunidade de poder rezar com os internos “Avalio como muito positivo, como sendo uma obra de misericórdia, realizado dentro do contexto da quaresma, uma das práticas quaresmais: o jejum, a oração e a esmola. A esmola, que é caridade. Na verdade, visitar os encarcerados é uma obra de misericórdia e um pedido de Jesus que ele faz no evangelho de Mateus”, disse.

PASTORAL CARCERÁRIA

Na Diocese de Camaçari a Pastoral Carcerária desempenha sua atividade missionária na Colônia Penal de Simões Filho e toda terça-feira o Pe.Christian realiza visita aos internos.

Neste ano a equipe dos agentes da Pastoral Carcerária será ampliada e contará com o suporte dos seminaristas que estão no último ano de formação e receberam a missão de recrutar novos membros e viabilizar pessoas para que se preparem, através de formações especificas sobre a Pastoral Carcerária, afim de levar a presença da Igreja na realidade dos que estão em reclusão.