A Diocese de Camaçari iniciou o tempo da Quaresma com a celebração da Santa Missa e rito de imposição das cinzas em todas as Paróquias , nesta quarta-feira, 18 de fevereiro. O bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira, presidiu a Missa na Catedral São Thomaz de Cantuária. A celebração reuniu fiéis que deram início ao caminho quaresmal, marcado pela oração, penitência e caridade.
Durante a homilia, Dom Dirceu destacou o verdadeiro sentido deste tempo litúrgico, convidando os fiéis a uma vivência autêntica da fé. “A Quaresma é tempo de tirar as máscaras e nos apresentarmos a Deus com nossas fragilidades, suplicando o seu perdão”, afirmou o bispo, ressaltando que este período é oportunidade de conversão sincera e renovação espiritual. Ele também recordou que “a Quaresma é um verdadeiro retiro espiritual, testemunho concreto de mudança de vida”.
Na ocasião, foi realizada a abertura da Campanha da Fraternidade 2026, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A proposta convida a Igreja e a sociedade a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana e o direito à moradia, à luz do Evangelho.
A celebração contou ainda com a presença da Obra Lumen, instituição que desenvolve um importante trabalho de acolhida a pessoas em situação de rua na Fazenda Natal, em Passagem dos Teixeiras. Durante a Missa, um dos acolhidos, que anteriormente vivia nas ruas de Camaçari, deu seu testemunho, destacando a importância de iniciativas que promovem a dignidade e a restauração da vida. Em sua partilha, ressaltou como a acolhida transformou sua história, devolvendo-lhe esperança e novos horizontes._699758b3d7f26.jpeg)

_69975878cf882.jpeg)
_699758b3d7f26.jpeg)

_69975878cf882.jpeg)



