Dom Dirceu envia mensagem por ocasião dos festejos em honra a São Thomaz de Cantuária

O Bispo eleito da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, enviou uma mensagem por ocasião da Festa do Glorioso São Thomaz de Cantuária, padroeiro da Diocese de Camaçari, que é festejado no dia 07 de janeiro. Na mensagem, que foi direcionada para o administrador apostólico Dom João Carlos Petrini, para os diáconos, religiosos, leigos e seminaristas, ele aproveitou para fazer votos de um feliz e abençoado ano novo, agradeceu pela acolhida que tem recebido e da alegria com a proximidade da posse canônica,  que vai acontecer no dia 19 de fevereiro.

Dom Dirceu também demonstrou solidariedade com o povo baiano que tem sofrido, principalmente nos últimos tempos e apresentando o testemunho de São Thomaz, desejou a força para enfrentar os tempos difíceis.

Confira a mensagem na íntegra :

"O sangue dos mártires é semente de novos cristãos"! (Tertuliano)

Caro Dom João Carlos Petrini!
Caros irmãos padres, diáconos, religiosos (as), leigos (as), seminaristas!

Graça e paz!

Ao celebrarmos a Festa do Glorioso São Thomaz de Cantuária, patrono da Igreja Catedral, da cidade de Camaçari e desta Igreja Particular, asseguro a todos minha profunda comunhão e orações. Saúdo-vos com os votos de um Feliz e Abençoado 2022. Alegro-me com a proximidade da data de minha posse canônica e com a calorosa acolhida que venho recebendo de todos. A todos muito obrigado.

Saúdo a Dom Petrini, zeloso pastor, e a todos vocês, pedras vivas da Igreja de Cristo. Neste dia, voltemos os nossos olhares para este grande santo que "lavou e alvejou suas vestes no sangue do cordeiro" passando pela experiência do martírio. Ele preferiu a morte à renegar a Cristo, preferindo obedecer antes a Deus que aos homens. (At. 5, 29)

Que o Senhor Nosso Deus, pela intercessão de São Thomaz de Cantuária, faça crescer em nós a unidade e a comunhão, afinal, "todos somos um só em Cristo Jesus!" (Gal 3, 26)

Por fim, que a intercessão e o testemunho deste grande santo mártir obtenha de Deus para nós a coragem e a fortaleza nestes tempos tão difíceis. A coragem para enfrentarmos as tribulações e os desmandos do tempo presente e sermos no mundo sinal do amor de Cristo. Neste momento em que tantas famílias sofrem perdas  irreparáveis em virtudes das fortes chuvas, perdas humanas e materiais, que Ele faça de nós uma Igreja Samaritana capaz de fortalecer a cultura da solidariedade e do cuidado com a casa comum.

A todos: às famílias, aos idosos, jovens, os enfermos, os vulnerabilizados, o meu abraço fraterno, minhas orações e minha bênção! Até dia 19 de fevereiro!

+ Dirceu de Oliveira Medeiros
Bispo Eleito de Camaçari - BA