Foto : Elda Ferreira
Dom Dirceu é apresentado às autoridades de Camaçari e municípios que pertencem a Diocese de Camaçari

Autoridades civis, eclesiásticas e militares participaram na manhã deste sábado (19) de um encontro com o bispo eleito para Diocese de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros. O ato cívico aconteceu na Igreja Senhora Santana em Camaçari e contou com a presença de representantes e dos poderes públicos e sacerdotes de Camaçari e dos municípios que pertencem a Diocese.

O encontro teve como objetivo o conhecimento mútuo de acolhida e destacar a importância do trabalho em conjunto com os poderes públicos, visto que a Igreja desempenha um grande papel e contribuição religiosa, ética e social para o bem da sociedade.
Foto : César Felipe

Logo no início o Pe.Fernando Pereira, pároco da Paróquia Santana saudou os presentes e destacou que a importância do diálogo “A parceria institucional entre a Diocese de Camaçari com suas vinte e cinco paróquias em oito municípios que compõe a área territorial desta Igreja Particular é de suma importância para o progresso e a paz social em nossas cidades” disse.

Durante o encontro Dom Dirceu fez memória dos onze anos da Diocese de Camaçari e agradeceu a Dom João Carlos Petrini pelo bem que ele fez à Diocese e convidou-o para um breve pronunciamento.

Foto :  Elda Ferreira

Dom Petrini reforçou a importância da parceria e o diálogo existente entre a Diocese e os municípios e recomendou que acolhessem Dom Dirceu com a mesma estima em que ele era recebido.

Em seu pronunciamento, Dom Dirceu fez questão de se apresentar e contar brevemente sua história. Ele também destacou a importância das relações e da política na sociedade e o posicionamento da Igreja, como declararam os bispos durante a 56ª. Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de assumir posicionamentos baseados no evangelho e que não se cala diante das situações onde a vida é ameaçada, onde há violência, injustiça e desrespeito, "É assim que buscarei me relacionar com os senhores e as senhoras, autoridades constituídas no território da nossa querida e já amada diocese de Camaçari, pois o povo que nós servimos, dentro das nossas especificidades e autonomia é o mesmo. Sendo assim, contém sempre com minhas orações, mas também com a voz da Igreja que, como escreveram os bispos, não se calará quando “a vida é ameaçada, os direitos desrespeitados, a justiça corrompida e a violência instaurada”.

Como gesto fraterno Dom Dirceu presentou as autoridades com a encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, na qual o pontífice indica que para construir um mundo mais pacífico e justo é necessário a fraternidade e a amizade social.
Foto: César Felipe
Este momento marca uma nova etapa, em que a Igreja Diocesana, na pessoa do seu novo pastor, evidência sua abertura e seu desejo de colaboração mútua, a fim de que todos tenham vida e a tenham em abundância.

POSSE DE DOM DIRCEU

A posse canônica de Dom Dirceu, acontece logo mais às 16h na Catedral São Thomaz de Cantuária, a comunidade poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Diocese de Camaçari.