Dízimo : Sinal de Gratidão à Deus

A Diocese de Camaçari nos convida neste mês de julho a meditar sobre nossa participação e responsabilidade na comunidade Cristã através da conscientização e devolução do Dízimo.

Com o gesto de gratidão da comunidade através do dízimo, a Igreja exerce seu papel no âmbito de quatro dimensões, a dimensões religiosa que se refere a relação do cristão com Deus ou seja, o fiel compartilha seus bens como sinal de gratidão e fé.

A dimensão eclesial refere-se às estruturas no âmbito paroquial e diocesano, levando os fieis a consciência de ser Igreja e assumir seu papel na vida comunitária.O fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, provendo assim as necessidades da comunidade para as celebrações e o desenvolvimento da missão.

O dízimo deve também manter as ações missionárias pois cada batizado é corresponsável por sua comunidade e reconhece de que há muitas comunidades que não conseguem prover suas necessidades com os próprios recursos e que precisam da colaboração de outras.  Além da formação de catequistas, formação de seminaristas, capacitação de missionários, leigos e leigas. O dízimo tem ainda uma dimensão caritativa, através do cuidado com os mais pobres, por parte da comunidade, uma expressão da própria essência da missão da Igreja através da promoção humana e social, dando assistência aos doentes e mais necessitados. Com o dizimo você assume o papel de colaborador com o Reino de Deus favorecendo assim a evangelização, caridade, missão, manutenção do templo. Mas antes de tudo demonstra gratidão a Deus por tantos benefícios. Procure a Pastoral do Dízimo em sua Comunidade e faça a experiência .

Publicado : 04/07/2017