Diocese de Camaçari, sete anos de bênçãos

Sete anos do decreto de criação da Diocese de Camaçari

A criação de uma nova Diocese é sempre motivo de alegria e para Camaçari não foi diferente, há exatos sete anos foi anunciado o decreto do então Papa Bento XVI sobre a criação da Diocese de Camaçari, ocorrido no dia 15 de dezembro de 2010.

Esses sete anos foram marcados pelo empenho na construção de uma caminhada firme a serviço da evangelização. Leigos engajados nas pastorais, catequistas empenhados na formação e condução da comunidade, padres que se dedicam para conduzir as paróquias com o povo de Deus.
Com a criação de novas paróquias e ordenação de dez padres a Diocese de Camaçari ampliou e continua ampliando seu horizonte de evangelização, podendo atender com mais atenção os fieís. Os grandes encontros realizados são destaque onde famílias inteiras são alcançadas. Outra preocupação é com a formação humana e espiritual, onde mensalmente são oferecidos encontros formativos para as lideranças e os fiéis, para que possam conhecer e aprofundar cada vez mais a fé e a vida em sociedade.
Existem Pastorais que se dedicam para evangelização da juventude, família, idosos.  Além das Pastorais Sociais como Pastoral da Criança, Pastoral da Sobriedade, Pastoral Carcerária e ações nas paróquias que priorizam a valorização da pessoa e a caridade.
Os meios de Comunicação Social também se fazem presentes  seja por meio das redes sociais, no Rádio através do Programa Igreja Viva, que de segunda a sexta vai ao ar  de 18h às 19h pela rádio Líder FM (96,5) e o Programa Fica com Deus que de segunda a sexta chega ao lar dos camaçarienses pela TV Litorânea Canal 1.3 digital  de 16h30 às 18h .
INSTALAÇÃO DA DIOCESE

A implantação da Diocese e posse do primeiro e atual bispo, Dom João Carlos Petrini foi realizada no dia 19 de fevereiro no Estádio Armando Oliveira com uma missa solene presidida pelo então Núncio Apostólico, Dom Baldisseri, além de Cardeais e bispos de todo Brasil, o clero diocesano, com a presença de milhares de fiéis que foram prestigiar esse grande passo de evangelização  da região.

A diocese é composta pelas cidades de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Simões Filho, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe e Terra Nova. Desde a criação foram criadas nove Paróquias, sendo quatro delas em Camaçari, no Bairro da Gleba C, Arembepe, Barra do Pojuca, Inocoop e neste ano de 2017 na Cascalheira.
Publicado : 15/12/2017