O encerramento do Ano Santo da Esperança, na Diocese de Camaçari, será realizado de forma descentralizada, com celebrações nas foranias do território diocesano. A proposta busca favorecer a participação dos fiéis, permitindo que cada comunidade viva este momento de graça visitando as igrejas jubilares de sua região.
Na Forania São Thomaz de Cantuária, que reúne as paróquias da sede de Camaçari e de Dias d’Ávila, o encerramento acontece no dia 27 de dezembro. A concentração será às 17h, com
procissão saindo da Câmara de Vereadores e segue em direção à Catedral São
Thomaz de Cantuária, onde será celebrada a Missa de encerramento presidida pelo
bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira.
Em Simões Filho, a Forania São Miguel de Cotegipe, que compreende as paróquias da cidade, realizará o encerramento no dia 21 de dezembro, às 16h, com procissão partindo da Praça da Bíblia em direção à Paróquia São Miguel, concluindo com a Santa Missa.
A Forania Sagrada Família, que abrange as paróquias de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde, encerra o Ano Santo no dia 27 de dezembro, às 16h, com concentração na Igreja Nossa Senhora de Fátima, seguida de uma peregrinação luminosa até o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, em Candeias.
Na Forania São Sebastião, composta pelas paróquias de São Sebastião do Passé e Terra Nova, a conclusão será no dia 27 de dezembro, às 15h, com Missa na Creche Santa Marcelina e, em seguida, peregrinação rumo à Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião.
A Forania Divino Espírito Santo, que reúne as paróquias da orla de Camaçari, também viverá seu momento de encerramento no dia 28 de Dezembro com a concentração às 17h no Loteamento São Bento e seguirá em direção à Igreja Matriz da Paróquia São Bento, em Monte Gordo, concluindo com a Missa.
O bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira, também realizara o encerramento do Ano Santo na Capela Menino Jesus, na Fazenda Natal, no dia 28 de dezembro às 15h. A Capela foi uma das igrejas de visitação neste ano jubilar.
O Ano Santo da Esperança, foi proclamado pelo Papa Francisco e celebra o Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e tem como tema “Peregrinos de Esperança”. A abertura oficial aconteceu no Vaticano no dia 24 de dezembro de 2024, celebrado pelo Papa Francisco e segue até o dia 06 de janeiro de 2026, quando o Papa Leão vai encerrar o 27.º Jubileu ordinário da história da Igreja Católica, com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro._694445690a7e9.png)
_694445690a7e9.png)



