A criação de uma nova paróquia é sinal de uma Igreja que cresce em missão e evangelização. Por isso, a Diocese de Camaçari se alegra com a implantação de sua 26ª paróquia. Na manhã deste domingo (16/03), foi instituída a Quase Paróquia Nossa Senhora de Nazaré da Passagem, localizada na Passagem dos Teixeiras, em Candeias.
Em um clima de alegria e festa, os fiéis se reuniram na entrada da comunidade para uma breve caminhada com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a Igreja Matriz. A celebração de instalação da Quase Paróquia e posse do administrador paroquial, Pe. Juarez Machado, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.
Durante a homilia, Dom Dirceu recordou a fé e a catolicidade presentes em Candeias, destacando aqueles que, ao longo da história, ajudaram a edificar o templo e construir essa comunidade de fé.
“Hoje se inicia uma nova etapa nessa história, que já é bonita, que outros começaram, plantaram e regaram. Mas, a partir de hoje, começa um novo tempo, amparado pelo manto materno da Virgem de Nazaré, para que vocês possam ser fiéis a Cristo, que é a razão da nossa Igreja, a razão da nossa esperança. Pois a Igreja existe para evangelizar, a Igreja é missão”, afirmou o bispo.
O administrador paroquial, Pe. Juarez Machado, expressou sua gratidão pela missão recebida, “Gratidão a Deus por me confiar essa nova realidade. O Senhor tem me concedido muitas graças e bênçãos, pela intercessão da Virgem Maria”, declarou.
Ele também ressaltou os desafios dos próximos anos na preparação para a criação da Paróquia “Agora precisamos estruturar essa nova realidade, tanto na parte jurídica e administrativa quanto na pastoral, para que, no futuro, possamos consolidar a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré da Passagem”, afirmou.
Quase Paróquia Nossa Senhora de Nazaré da Passagem
O novo território paroquial será desmembrado da Paróquia São Francisco de Assis e contará com treze comunidades, a maioria localizada às margens da BR 324. São elas: Igreja Matriz, Nossa Senhora de Nazaré (Passagem dos Teixeiras), Menino Jesus (Menino Jesus), Santa Dulce dos Pobres (Saldanha), Nossa Senhora do Rosário (Rosário), Nossa Senhora das Graças (Boca da Mata), São Pedro Apóstolo (Cantagalo), São José de Anchieta (Posto Sanca), Santo Antônio (Alto do Ipê), São Roque (Caboto), São Domingos de Gusmão (Fazenda Madeira), São José (Vila Esperança), Santa Bárbara (Caroba 1) e Nossa Senhora de La Salete (Caroba 2).
O termo \"Quase Paróquia\" está previsto no Código de Direito Canônico e tem um período de validade de dois anos. Durante esse tempo, a missão será estruturar a comunidade para, no futuro, ser elevada à Paróquia.
_67d85a7291637.jpeg)


_67d85a86856d6.jpeg)

_67d85a7291637.jpeg)


_67d85a86856d6.jpeg)
