Na manhã de hoje (17), a Diocese de Camaçari e a Província Franciscana de Santo Antônio se despediram de Frei Rogério Rodrigues, falecido na madrugada de 16 de outubro. A missa de exéquias foi celebrada na Igreja Matriz da Paróquia São Gonçalo, em São Francisco do Conde, reunindo frades, sacerdotes, amigos, paroquianos e familiares.
Na noite dessa quarta-feira (16/10) foi celebrada a primeira Missa de corpo presente na Comunidade São Paulo Apostolo, onde o Frei Rogério era vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Luz em Simões Filho.
No início da celebração, o vigário geral, Cônego Osmar Júnior, leu a mensagem de Dom Dirceu, que, mesmo em Roma participando do Sínodo, expressou solidariedade e comunhão neste momento de tristeza. Em suas palavras, destacou o espírito de serviço e o coração de pastor de Frei Rogério: “Dedicou-se ao povo de Deus com espírito franciscano e coração de pastor”.
A Celebração Eucarística foi presidida por Dom João Carlos Petrini, Bispo Emérito da Diocese de Camaçari, com a concelebração de Frei Macelo de Freitas, Cônego Osmar Júnior, e diversos sacerdotes da Diocese e da Província Franciscana.
Durante a homilia, Dom Petrini refletiu sobre a entrega de Frei Rogério aos desígnios divinos “O Frei Rogerio retornou para casa do Pai, onde o Senhor acolhe na sua infinita misericórdia. Ele aceitou os desígnios Pai para si e disse “sim Senhor, faça se em mim segundo a sua vontade”, imitando os passos da Virgem Maria. Ele disse “sim senhor, tu sabes que te amo”, imitando a Simão Pedro. No exercício do seu ministério seguiu o exemplo de São Francisco de Assis, do bom samaritano”.
O Bispo Emérito também ressaltou que a morte é motivo de esperança, pois nossa alma permanece viva e unida ao Senhor “A morte passa a ser motivo não só de tristeza, mas de esperança, pois a destruição do material biológico não coincide com a destruição da nossa pessoa, pois nossa alma continua viva e se une com o Senhor”, disse.
“Frei Rogério vive profundamente unido ao Senhor, Deus restituirá a nossa vida ao nosso corpo na sua morada eterna. Assim como Cristo ressuscitou e vive para sempre, nós ressuscitaremos no último dia”.
Após a encomendação e a bênção final, o corpo de Frei Rogério foi conduzido pelos frades e pelos paroquianos até o Cemitério Campo da Paz Celestial, onde aconteceu o sepultamento.