Diáconos permanentes um serviço de amor e dedicação

A vocação do diácono, é um chamado de Deus para o serviço de amor e dedicação à sua Igreja. Neste dia 10 de agosto, dedicado ao mártir São Loureço, rendemos graças a Deus pelo ministério dos diáconos, que são homens casados ou celibatários que dedicam sua vida nas atividades pastorais e ministeriais.

Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade." (Catecismo da Igreja Católica, 1570).

Na Diocese de Camaçari, há uma escola diaconal onde os homens se preparam para exercer esse ministério. Atualmente temos vinte sete diáconos permanentes, sendo que quatorze deles foram ordenados após a Criação da Diocese.

Na foto podemos recordar a celebração dos Santos Óleos deste ano e também as últimas ordenações, realizadas em 2014 e 2019 respectivamente.