Dedicação de tempo e talento em prol de uma causa do bem, essa é a missão do voluntário que se compromete com a causa que acredita. No dia 05 de dezembro comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado e o Dia da Pastoral da Criança, que é uma grande rede de voluntariado que dedica a qualidade de vida das gestantes, crianças e famílias.
Na Diocese de Camaçari tem uma equipe de 632 voluntários da Pastoral da Criança sendo 306 líderes e 326 do grupo de apoio levando atendimento às crianças e gestantes nos momentos que mais precisam. E para falar sobre a missão da pastoral que entrevistamos a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Josinete Oliveira, confira :
Qual a Missão da Pastoral da Criança na Diocese de Camaçari ?
A Pastoral da Criança é organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
Que tipo de transformação a Pastoral da Criança proporciona às famílias atendidas ?
Através do convívio com outras famílias, e também da troca de experiências as informações básicas na área de saúde são essenciais para uma mudança de postura de algumas mães , principalmente quando se refere a valorização do papel da família na vida de uma criança.
Numa sociedade tão individualista o que significa ser um voluntário da Pastoral da Criança?
Doar tempo, trabalho e talento para causas de interesse social. Esta é a tarefa do voluntário, compromissado com a causa na qual acredita. “Não é apenas um trabalho voluntário, é mais que isso. É preciso ter o ardor do amor para atuar com carinho juntos às famílias” (Maria Auxiliadora voluntaria da pastoral em cidades da região de Aparecida (SP)
Os voluntários propagam diariamente fé e vida entre as crianças, famílias e gestantes acompanhadas, nas diversas comunidades espalhadas na Diocese de Camaçari mesmo neste tempo de pandemia a atuação destes voluntários não parou, ao contrário contribuiu e muito para apoiar e dar suporte as famílias que passaram e ainda passam por dificuldades.
O que faz um voluntário da Pastoral da Criança ?
Após receber uma capacitação o voluntário é orientado a realizar visitas domiciliares tendo como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, zelando por uma existência qualitativa e pelo progresso pessoal de cada uma. Estes são preparados para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos, o desenvolvimento e aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização.
Qual mensagem você deixa para os voluntários da Pastoral ?
A mesma mensagem dita por doutora Zilda Arns “Amar é acolher, é compreender, é fazer o outro crescer” , essa é a missão principal de todos aqueles que são escolhidos por Deus para fazerem parte desta grande família que é a Pastoral da Criança.