Dia 8 de junho: um minuto pela paz na Terra Santa e Mianmar

Rezar especialmente pela paz na Terra Santa, entre israelenses e palestinos. Também por Mianmar e outros países do mundo que sofrem com conflitos e violência. Este é o objetivo da iniciativa “Um Minuto pela Paz”. O momento de oração é proposta para esta terça-feira, 8, às 13h (8h horário de Brasília).

Católicos, cristãos de diferentes confissões, crentes de muitas religiões, homens e mulheres de boa vontade são convidados a se unir para rezar e trabalhar pela paz em todo o mundo.

“Onde quer que você esteja, pare um minuto, incline sua cabeça e reze uma oração pela paz, cada um de acordo com sua própria tradição”. Esta é a frase que acompanha o cartaz promocional deste ano, que também lembra a frase do Papa Francisco na bênção Urbi et Orbi da Páscoa 2021. “No mundo, há ainda demasiadas guerras e violências! O Senhor, que é a nossa paz, nos ajude a vencer a mentalidade da guerra”.

A iniciativa é do Fórum Internacional da Ação Católica (FIAC), a Ação Católica Italiana e a Ação Católica Argentina. Também da União Mundial de Organizações Católicas de Mulheres (WUCWO), a Comissão Nacional de Justiça e Paz (Argentina) e outros.

Histórico da iniciativa

A iniciativa apoia o encontro em prol da paz promovido pelo Papa Francisco em 8 de junho de 2014, nos jardins do Vaticano. Na ocasião, reuniram-se o presidente de Israel (Shimon Peres) e o presidente da Autoridade Palestina (Maḥmūd ʿAbbās – Abu Mazen). Também participou o Patriarca de Constantinopla (Bartolomeu I).

Dois dias antes do evento, no dia 6 de junho, às 13h, foi realizado “Um minuto pela paz”. Uma proposta simples, pessoal e comunitária que ressoou como um sinal de unidade e vontade de união fraterna no mundo. Desde então, todos os anos no aniversário da “Invocação pela Paz”, reza-se para que todos os povos e nações que sofrem com conflitos e violência possam viver em paz.

A iniciativa é dirigida a pessoas individualmente e grupos e pode se tornar uma ocasião para encontros nas proximidades do dia 8 de junho. Também se pode utilizar as redes e a mídia neste momento em que grande parte do mundo ainda está sob as restrições da pandemia.

Além disso, cada pessoa deve simplesmente parar suas atividades diárias e dedicar um minuto para refletir, rezar e se comprometer, sozinha ou acompanhada, pela paz em todo o mundo.

Fonte :Canção Nova