‘Cultura do provisório priva-nos do verdadeiro destino’, diz Papa aos jovens

Milhares de jovens da diocese de Abruzzo e Molise fizeram-se presentes num caloroso encontro com o Papa Francisco neste sábado, 5, na Praça do Santuário de Castelpetroso, no sul da Itália. Francisco, no discurso aos jovens, exortou-os a não se entregarem à cultura do provisório mas a aspirarem à grandes coisas, à valores importantes e à amizades profundas. [caption id="attachment_7360" align="alignleft" width="300"] Num cenário de festa e alegria, jovens participam de encontro com o Papa Francisco em frente ao Santuário dedicado a Nossa Senhora das Dores / FOTO: Reprodução CTV[/caption] A cultura do provisório, também mencionada pelo Papa na JMJ Rio2013, não fornece, segundo o Pontífice, um clima propício para a formação de escolhas estáveis na vida, com laços sólidos, “construídos sobre a rocha do amor e da responsabilidade, em vez de na areia da emoção”. “O ser humano aspira a amar e ser amado, definitivamente. A cultura do provisório não aumenta a nossa liberdade, mas nos priva de nosso verdadeiro destino, das metas mais verdadeiras e autênticas. Não deixem roubar o desejo de construir na vossa vida coisas grandes e sólidas! Não se contentem com pequenas metas! Aspirem a felicidade, tenham coragem, a coragem de sair de si mesmo e se lançarem por inteiro no futuro junto a Deus”, disse. Francisco lembrou que a vida também comporta muitas dificuldades, mas disse que é preciso enfrentá-las na companhia de Jesus que está sempre com o homem. Enfatizou, como sempre tem feito, que Deus nunca se cansa de perdoar e o faz definitivamente. Além disso, afirmou que a coragem e a esperança são dons dados especialmente aos jovens e animou-os a confiar na Providência Divina. “O futuro está nas mãos de Deus, e Jesus, o Filho Unigênito, nos garante que são as mãos de um Pai providente. Isto não significa negar as dificuldades e os problemas, mas vê-los, isto sim, como provisórios e superáveis. As dificuldades, as crises, com a ajuda de Deus e a boa vontade de todos podem ser superadas, vencidas e transformadas”. Por fim, recomendou os jovens aos cuidados da Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Santuário de Castelpetroso. Antes de deixar o palco, Francisco fez novamente um pedido aos jovens: “por favor, não se esqueçam de rezar por mim, por favor”.

Texto: Canção Nova