Convivência fraterna marca o encerramento  do semestre formativo do seminário propedêutico

Fraternidade, oração e convivência marcaram o encerramento das atividades da primeira turma do Seminário Propedêutico São Thomaz de Cantuária. O encontro aconteceu entre os dias 04 e 06 de dezembro no Seminário e também contou com a presença do bispo diocesano Dom João Carlos Petrini.

A convivência marcou o reencontro da turma propedêutica, que de forma atípica, em virtude do coronavírus, teve as atividades do segundo semestre realizada de forma virtual com aulas, oração da liturgia das horas e partilha sobre a vida. Nesse período foi aprofundado o Catecismo e documentos da Igreja.

A formação propedêutica é marcada por aulas e formações, tendo como ponto principal a vida de oração, vida comunitária e crescimento intelectual. Para o seminarista Yuri Gabriel Ferreira essa foi uma etapa desafiadora "Foi um período desafiador e de grande importância, fizemos o conhecimento do Eu, nos aproximamos daquele que nos chamou, através da vida de oração, foi um período de crescimento tanto no humano como no espiritual", afirmou.

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO

A etapa propedêutica é um período de discernimento do chamado ao ministério sacerdotal, que é acompanhado de perto para que possa desenvolver qualidades e aptidões cristãs. Nessa etapa o candidato pode compreender melhor a dimensão eclesial, dedica-se a oração, estudo, retiros e exercícios espirituais que o aproximam de Jesus o bom pastor.