Congresso Missionário Nacional é realizado em Recife

A Diocese de Camaçari esteve representada pelo Pe Valmir Miranda, coordenador Diocesano da Comissão Missionária Diocesana.

Organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária da CNBB a Arquidiocese de Olinda e Recife sediou o 4º Congresso Missionário Nacional no Colégio Damas em Recife (PE). O encontro realizado entre os dias 07 e 10 de setembro reuniu cerca de 700 pessoas de todo o Brasil, entre eles o coordenador Diocesano da Comissão Missionária da Diocese de Camaçari, o Pe Valmir Miranda.

No intuito de proporcionar reflexão, animação e articulação sobre a natureza missionária da Igreja e de sua tarefa evangelizadora, voltando-se aos povos e além-fronteiras. Para isso, serão realizadas diversas atividades, entre conferências, oficinas, plenárias, celebrações, caminhada dos mártires, entre outras, incluindo eventos específicos e de convivência com as famílias, as quais hospedam as delegações, conforme organizado entre paróquias e comunidades.

Durante o Congresso foi lançada  a Campanha Missionária 2017, com a presença do presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília (DF) Cardeal Dom Sérgio da Rocha, de dom Esmeraldo de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, da irmã Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia e do padre Maurício Jardim, diretor das POM.

O padre Maurício Jardim salientou que o Brasil é um dos países que mais contribui com a missão universal, por isso, a Campanha Missionária é um período de intensificar as iniciativas de animação e de cooperação missionária em todo o mundo, buscando sensibilizar a população e despertar vocações missionárias. Em sua saudação inicial, o cardeal dom Sérgio da Rocha evidenciou que não basta a pessoa assumir isoladamente uma postura missionária, é preciso atuar em comunidade.

Os participantes do 4º Congresso Missionário Nacional aprovaram no final do evento, na manhã deste domingo (10), uma mensagem enviada às Comunidades eclesiais do Brasil. Na mensagem, os congressistas reafirmam o compromisso com uma Igreja sinodal, de comunhão e em saída, que leva a alegria do Evangelho a todos os povos.

Com informações/Foto : AOR

Publicado : 12/09/2017