"O que caracteriza a Igreja é a comunhão", assim iniciou a liturgia eucarística da ordenação diaconal de quatro novos diáconos permanentes para a Diocese de Camaçari que foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini na manhã desse sábado (04/09) na Catedral São Thomaz de Cantuária em Camaçari.
O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem – seguido do presbiterato (padres) e do episcopado (bispos). Receberam este ministério os candidatos Adeildo Felix da Silva da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Jorge Silva Santos e João José Reis das Neves da Paróquia São Sebastião são casados e o celibatário e missionário da Comunidade Obra de Deus Irmão Nailson da Silva Santos
Na celebração Dom Petrini demonstrou alegria e destacou que esse é um momento de grande comunhão com toda igreja que ali estava representada "O que caracteriza a Igreja é a comunhão, comunhão que se assemelha a comunhão própria de Deus que caracteriza a Santíssima trindade, comunhão que é feito de dom, a comunhão é possível porque alguém se doa, é Jesus que se doa, mas já antes na Santíssima trindade é o pai que se doa ao filho e o filho se doa ao pai".
Ele também recordou o significado da palavra diácono que é serviço "A palavra diácono significa serviço do altar, da palavra, da caridade, da eucaristia e o maior serviço é o testemunho", e destacou que o ministério diaconal é um chamado e dom de Deus "Alguém se torna diácono pelo dom do Espirito Santo, o bispo transmite esse dom , mas é o Espirito Santo que faz de um leigo normal de repente um diácono do senhor, diácono da Igreja".

RITO DE ORDENAÇÃO
Na ordenação diaconal os candidatos fazem diante do bispo uma promessa de fidelidade e em seguida de joelhos e com as mãos postas prometem respeito e obediência.
Após esse momento, os candidatos se prostram no chão e é entoada a ladainha de todos os santos pedindo a bênção de Deus e consagração dos eleitos. O bispo diocesano impõe as mãos sobre os candidatos e realiza a prece de ordenação e em seguida eles são revestidos com as novas vestes e recebe o livro do evangelho do qual são constituídos mensageiros.
Fotos : Perezes Júnior ©

