Siga-nos nas redes sociais:

 
Como representante do Brasil, Dom Dirceu participa da segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos no Vaticano

O bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira, está em Roma para participar da  segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que iniciou hoje (02/10) e segue até o dia a 27 de outubro.

A abertura aconteceu com a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro. Durante a celebração o Papa convocou todos os fiéis a implorarem de Maria o dom da paz e  anunciou dois eventos,  no dia 6 de outubro o Papa vai rezar o Rosário na Basílica de Santa Maria Maior e convidou todos os membros do Sínodo a se unirem nesta prece. E no dia 7 de outubro fez o convite pra que todos os fiéis dediquem o dia para oração e jejum pela paz no mundo.

RETIRO PENITENCIAL

A sessão foi precedida por dois dias de retiro espiritual, culminando com uma vigília penitencial na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Francisco, na noite de 1º de outubro. A vigília incluiu momentos de profunda reflexão e testemunhos de pessoas afetadas por abusos, guerras e falta de caridade. O Papa Francisco pediu perdão a Deus e àqueles feridos pelos pecados da Igreja e da humanidade, destacando a necessidade urgente de conversão e cura das feridas que persistem.


REPRESENTANTES BRASILEIROS

A lista de participantes na segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos não apresenta grandes alterações em relação à lista de participantes na primeira sessão. Está dividido em membros (ou seja, aqueles que têm direito de voto) que estão organizados, como habitualmente, de acordo com o título de participação (ou seja, membros ex officio, ex designatione e ex electione); convidados especiais e outros participantes.

São os delegados brasileiros:

Dom Joel Portella Amado, Bispo de Petrópolis (RJ);
Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André (SP);
Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus (AM);
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA);
Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília (DF).


Outros brasileiros no Sínodo:
Cardeal Sergio da Rocha, como membro do Conselho Ordinário;
Cardeal João Braz de Aviz, como prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
Padre Adelson Araújo dos Santos, entre os especialistas e facilitadores;
Padre Agenor Brighenti, entre os especialistas e facilitadores;
Padre Miguel de Oliveira Martins Filho, entre os especialistas e facilitadores;
Dom Jaime Spengler, pela presidência do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam);
Maria Cristina dos Anjos da Conceição, da Cáritas Brasileira, entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humano, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável;
Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas.


 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados