Faltando menos de um ano para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, não são poucas as dúvidas que surgem de como participar do evento e como será o processo de inscrição. Com o objetivo de dar respostas precisas às perguntas que possam ter os jovens brasileiros e não brasileiros que pretendem vir ao Brasil, a Organização do evento mundial pôs a disposição um manual virtual com o qual eles poderão resolver todas as dúvidas quanto às inscrições para participar da jornada. Para isso basta acessar o site oficial do evento: www.rio2013.com. Este Manual de Inscrição de Peregrinos oferece, passo a passo, como levar a cabo uma inscrição.   Recordamos que as inscrições serão abertas nesta terça-feira, 28 de agosto. “A inscrição no portal oficial da JMJ Rio2013 representa uma pré-reserva. A confirmação da inscrição é o pagamento. O peregrino já pode optar pelo seu pacote e a JMJ está se organizando para acolhê-lo", disse a responsável do Setor de Inscrições da JMJ Rio 2013, irmã Maria Shaiane Machado.   Desde o último dia 31 de julho, está disponível online o Manual de Inscrições de Peregrinos. Nele estão todas as orientações necessárias para preparar da melhor forma o grupo. As inscrições serão feitas em grupo por meio de um responsável (chamado de “responsável pelo grupo”). Além desse, haverá um “segundo responsável”. Para grupos mistos, preferencialmente um responsável masculino e um feminino. Os valores têm variações, tanto da modalidade dos pacotes (que poderão ou não incluir alojamento e alimentação), quanto por classificação dos países. Para ajudar que peregrinos de países economicamente mais pobres possam participar das JMJs, eles são classificados nas classes A, B e C.   A classificação dos países e os tipos de pacotes definem os valores. Serão 21 tipos de pacotes com valores que variam de R$ 100,70 a R$ 577,60. Esses valores são válidos até 31 de janeiro de 2013, incluindo um desconto de 5%. Após esse período, as variações são de R$ 106,00 a R$ 608,00.   Os grupos deverão ter até 50 peregrinos, incluindo os responsáveis. Grupos maiores deverão ser divididos em subgrupos de até 50 pessoas, que poderão estar vinculados entre si por um grupo principal. A vinculação entre os grupos não garante que todos ficarão juntos. O alojamento oferecido pelo COL será por região linguística. Também outros fatores podem ser decisórios, como por exemplo, a distância dos pagamentos entre os grupos.   As inscrições serão realizadas exclusivamente online, através do portal oficial da Jornada -www.rio2013.com. "Incentivamos a todos que façam sua inscrição em grupo, que podem ser formados nas paróquias, comunidades, movimentos católicos, escolas, universidades", diz irmã Shaiane.   Os candidatos ao voluntariado que não forem selecionados deverão fazer a inscrição como peregrinos.

Texto: CNBB

Publicado em 27/08/2012 às 19:15