CNBB divulga vídeo de  mobilização para jornada de oração e missão dedicada à Paz no Afeganistão no dia 1º de Setembro

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN), prepararam um vídeo especial para a Jornada de Oração e Missão dedicada à Paz no Afeganistão, que será realizada no dia 1º de setembro.

A iniciativa atende ao pedido do Papa Francisco e do padre barnabita Giovanni Scalese, à frente da Missio sui iuris, presença católica no país asiático, e que exorta toda a Igreja à proximidade através da invocação ao Senhor para salvar o Afeganistão da dor da guerra: “Rezem, rezem, rezem pelo Afeganistão”.

O Talibã deu início a tomada das cidades afegãs no dia 15 de agosto. A primeira cidade a ser controlada foi a de Jalalabad, no leste do Afeganistão. No entanto, o grupo islâmico vem reconquistando territórios no Afeganistão desde maio, quando os Estados Unidos começaram o processo de retirada dos militares norte-americanos da região.

Segundo o Vatican News, após 20 anos da presença de tropas internacionais no território, foram necessários apenas alguns dias para que os Talibãs retornassem ao poder que detinham até 2001, quando foram obrigados a abandonar porque não queriam colaborar com os Estados Unidos na captura de Osama Bin Laden.

Ainda de acordo com o portal de notícias do Vaticano, o Talibã é um regime que infelizmente entrou para a história, caracterizado por uma visão fortemente conservadora do Islã. Desde a invasão soviética em 1979, o Afeganistão não conhece a paz e agora o país sofre mais uma vez com a guerra, o exílio forçado e a fome.

O vídeo destaca a importância de rezar pelo povo do afegão, que tem vivido dias com extrema tesão e conflitos civis desde a retomada dos territórios do país pelo Talibã. Segundo a ACN, os muçulmanos sunitas representam entre 84,7% e 89,7% da população afegã. O resto da população são maioritariamente muçulmanos xiitas (10% a 15%), sobretudo do grupo étnico hazara.

A Jornada de Oração e Missão faz parte de uma série, que coloca o valor da oração como “agir missionário” e propõe que cada cristão católico dedique um tempo do dia para rezar pelo país. Faça parte desta corrente de oração e nas redes sociais utilize a hashtag #rezepeloafeganistao.

Confira o vídeo de divulgação: