Ednalva da França Santos será a primeira Catequista da Diocese de Camaçari a receber o Ministério de Catequista. A Santa Missa com o rito de instituição será na segunda-feira (26/08) às 17h na Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim em Salvador. Na ocasião serão instituídos 26 representantes das Arquidioceses e Diocese da Bahia e Sergipe, durante a abertura da Assembleia de Pastoral do Regional NE3.
Ednalva da França Santos, pertence à Paróquia Sagrada Família em Madre de Deus e atualmente é Coordenadora Diocesana da Pastoral Catequética.
O Ministério do Catequista foi instituído pelo Papa Francisco com motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021, e “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério.
Os ministros de catequese são chamados a serem colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico.
A primeira celebração com instituição do Ministério do Catequista aconteceu no Santuário Nossa Senhora Aparecida, durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) , no dia 13 de março de 2024. Na ocasião foram instituídos 19 catequistas, cada um representando um dos regionais da CNBB.