[caption id="attachment_7030" align="alignleft" width="300"]
foto: Maryane Meira[/caption]
O Bispo Dom Petrini recebeu a repórter do Camaçari Notícias para uma conversa descontraída sobre o domingo de Ramos, evento que antecede o domingo de Páscoa. Durante a entrevista, o líder religioso falou sobre o acontecimento histórico cristã mais importante para a igreja católica e divulgou a programação da Semana Santa na Catedral São Thomaz de Cantuária.
Leia na íntegra a entrevista:
Camaçari Notícias - Como será comemorada a Páscoa este ano na Catedral São Thomaz de Cantuária?
Bispo Dom Petrini -No domingo de Ramos, evento que abri a festividades da Páscoa, será iniciado as 6h, onde sairemos das diversas comunidades católicas e nos reuniremos na Praça Abrantes, para juntos, seguir em caminhada pelo centro da cidade até a Catedral São Thomaz de Cantuária, onde aproximadamente às 7h30 participaremos da missa de Domingo de Ramos, que tem como finalidade recordar a entrada de Jesus em Jerusalém.
Qual o significado da Semana Santa para fiéis?
A Semana Santa é a semana que Jesus é traído por um amigo, renegado pelos apóstolos e injustamente condenado, interiorizando na pessoa dele tudo aquilo que acontece conosco. Refletindo nisto percebemos que ninguém chega à idade adulta sem ter a experiência de ser traído por um amigo, abandonado por pessoas de confiança, passado também pela experiência de ser injustamente acusado por algo que não cometeu. É como se Jesus abraçasse nossa experiência humana até o fim. Tudo aquilo que é da condição humana, tanto relacionada ao bem quanto ao mau.
Ele abraçou todas as dores e levou ao tumulo, da cruz a ressurreição e saiu do tumulo, ressuscitou. A entrada de Jesus na cidade Santa (Jerusalém), que era naquela época o centro religioso antigo o lugar onde se realizaria missão de Jesus, onde seria realizada a tarefa designada pelo pai, onde teria que morrer e ressuscitar. No Domingo de Ramos Jesus é festejado como um rei é aclamado pelo povo, que jogam manto e ramos de palmeiras para que Jesus passe montado em um burro, quebrando a imagem de rei poderoso.
Qual a observação que o senhor faz desse momento histórico do Domingo de Ramos?
É impressionante como o povo é manipulado pelo poder político e religioso. O fato contraditório em que no Domingo de Ramos, o povo aclama por Jesus, ‘proclamando Hosana, filho de Davi’ e poucos dias depois o mesmo povo grita “Seja crucificado, seja crucificado”. É um episódio histórico que faz parte da realidade humana.
O Domingo de Ramos também é conhecido como domingo de paixão?
Então, Após o evangelho que retrata a entrada de Jesus a Jerusalém, segue o evangelho da Paixão de Cristo.
Como será realizada a missa na sexta feira?
Será a missa onde comemoramos a última ceia. Diz o evangelho de São João que Jesus lavou os pés dos discípulos, e naquela época, ‘o lavar os pés’ era uma prática realizada em pessoas de honra, pelo escravo ou o dono da casa, em sinal de respeito. E Jesus o fez para mostrar ao mundo: - estou fazendo algo que ninguém já mais fez por você.
A missa será presidida por mim. Terá um grupo de 12 homens que estará lavando os pés dos fieis, simbolizando os doze discípulos. Lembrando que é um grande sinal de fraternidade e acolhimento, bem como tudo aquilo que Jesus nos propõe como vida.
Sobre a Via Sacra...
É uma programação muito bonita onde reunimos os jovens , principalmente, na sexta- feira (18) às 7h, na Catedral e vamos caminhado até o Morro da Manteiga, iniciamos essas tradição em 2011 e será quarta vez que fazemos a caminhada com toda a igreja. Durante o trajeto, rezamos, cantamos e fazemos breves paradas para ler um trecho do evangelho sobre a paixão de Cristo. Além de carregarmos uma enorme cruz, recordando a passagem bíblica.
Qual a mensagem de Páscoa que o senhor deixa a todos:
Quero desejar feliz Páscoa e que a celebração da ressurreição de Cristo traga muita alegria aos nossos corações, fraternidade e possamos amar mais o nosso próximo, como Jesus fez, e essa é um pouco do coração da religião cristã. A morte e a ressurreição de Cristo.
Programação da Semana Santa:
Quinta-feira (17) – 09h – Missa dos Santos óleos
Quinta-feira (17) – 19h – Missa da Instituição da Eucaristia
Sexta-feira (18) – 7h – Via Sacra, Catedral até o Morro da Manteiga
Sexta-feira (18) – 17h - Celebração da Paixão de Cristo
Sábado (19) – 19h - Vigília Pascal
Domingo (20) – 7h30/ 19h - Missa da Ressurreição
Domingo (20) 9h – Batismo das Crianças