Assembleia reúne lideranças da Diocese de Camaçari para avaliação e planejamento

A Assembleia Diocesana reuniu neste sábado(24) o bispo diocesano, padres, seminaristas, religiosas, leigos e representantes das pastorais, movimentos e organismos eclesiais de todas as Paróquias da Diocese de Camaçari no Centro Diocesano São João Paulo II.

Antecedida por duas etapas, o encontro foi preparado nas paróquias e foranias onde foram trabalhados um texto para o Projeto Pastoral do ano de 2019. A assembleia que teve como tema "Repensar a presença de Jesus Cristo através da Igreja na vida das pessoas, das famílias, das comunidades, do bairro e da cidade", contou com momentos formativos e de discussões para criar o plano pastoral do próximo ano.

A assembleia foi moderada pelo Padre Edson Bahia que orientou os participantes sobre a programação e as atividades que seriam realizadas ao longo do dia de trabalho.

Abrindo as atividades, Dom João Carlos Petrini destacou sobre a presença de Jesus em nosso meio e que deve ser sempre o centro da vida da Igreja e a proposta do que seria trabalhada  ao longo do dia "Desejamos avaliar o ano que passou com este horizonte da vida cristã e desejamos planejar as atividades das comunidades, as diversas Pastorais com o objetivo de vivenciar sempre mais esta riqueza da graça e de comunicar esta beleza aos familiares, aos vizinhos, aos colegas de escola, aos colegas de trabalho, a toda a nossa cidade".

O Pe.Rogério Rosa apresentou sobre "A presença de Jesus através da Igreja na visão do Papa Francisco" e o Frei Jorge Soares sobre "As urgências pastorais à luz das Diretrizes Gerais da CNBB". Concluindo essa primeira parte o Pe.Carlos Fernando Dias apresentou as reflexões que foram feitas pelas paróquias e foranias.

No segundo momento os participantes foram divididos em dez grupos ondem puderam reavaliar a proposta do projeto pastoral e foram sugeridos as alterações e acréscimo e em seguida as propostas foram apresentadas em plenária dos grupos para análise e votação do que deveria ser mantido.

Sobre a Assembleia, o Pe. Marcos Filgueiras, membro da comissão diocesana de pastoral afirma que "reforça nosso sentimento de comunhão, nosso sentimento de Igreja única, Igreja particular que promove acima de tudo a unidade, fraternidade  e que pensa projeto de pastoral com o seguimento que possa ser feito em conjunto, que possa ter o objetivo mais seguro para ser alcançado. Esse é um momento de encontro com as lideranças de movimentos e pastorais da diocese para fazer uma avaliação deste ano que está passando e reforçar os caminhos já existentes que nos ajuda acrescer como Igreja particular", concluiu.

ANO EUCARÍSTICO

Na Assembleia diocesana foi anunciado o Ano Eucarístico Diocesano que será acontece entre os dias 25 de novembro de 2018 e  30 de novembro de 2019.

Com o tema “Caminhamos na Estrada de Jesus” ao longo do ano serão realizadas atividades nas paróquias como momentos  de estudos, encontros nas famílias, momentos de adoração, vigília. E encontros diocesano como a festa eucarística, prevista para acontecer no dia 14 de setembro e o I Congresso Eucarístico Diocesano no dia 09 de novembro e a conclusão no dia 30 de novembro.

Confira algumas fotos : [gallery link="file" order="DESC" columns="4" orderby="post_date"]

Publicado : 26/11/2018