Cerca de 50 pessoas, entre lideranças das comunidades eclesiais e de pastorais, movimentos e
fieis leigos, acompanharam atentamente a primeira aula do curso de Fé e Política que aconteceu neste sábado (23) e tema foi As razões do Curso de Fé e política e as tarefas dos leigos católicos na sociedade.
A primeira aula contou com a explanação do bispo diocesano, dom João Carlos Petrini, que na oportunidade explicou sobre o aspecto social da Igreja e o que ela propõe citando o documento do Concilio Vaticano 2, além de explicar as dimensões religiosas da política e da fé.
No segundo momento da aula, os presentes puderam assistir a uma apresentação ministrada pelo diretor da AVSI Nordeste, Fabrízio Pellicelli, que apresentou como a ONG AVSI utiliza as doutrinas da Igreja na questão da pobreza e do desenvolvimento humano, assim como, mostrou um vídeo de uma ação recente realizada pela ONG na cidade de Olinda-PE.
Na opinião da professora Neiriam Teles de Carvalho, a Diocese acertou na iniciativa da criação do curso, uma vez que, “dá oportunidade para que nós, leigos, possamos entender a política através dos olhos da fé”. Com o mandato de vereadora em Camaçari, Patrícia Oliveira, ressaltou que buscou o curso não por uma questão partidária, mas sim para “entender de que forma ela poderá contribuir na formação humana e servir a Deus de forma diferente”.
O curso de Fé e Política foi criado pela Diocese de Camaçari com o objetivo de oferecer uma nova perspectiva a tarefa dos leigos cristãos no contexto cultural, social e político contemporâneo, através do estudo da Doutrina Social da Igreja e de Documentos do Magistério.
A próxima aula acontecerá no dia 23 de março e o tema será A Comunidade Política e o Desenvolvimento Sustentável. Parte A. Para outras informações com relação ao curso entrar em contato através do telefone (71) 3627-6334 ou do e-mail diocesedecamacari@hotmail.com.
Texto: Diocese de Camaçari
Publicado em 23/02/2013 às 16:36