Siga-nos nas redes sociais:

 
A Teologia do Abraço

É comum, nos tempos de hoje, encontrarmos pessoas carentes, aflitas, depressivas, em pânico, estressadas. Fala-se que a sociedade moderna se preocupou muito mais em fabricar máquinas do que humanos, mais mecânica do que espiritualidade, mais lucro do que o essencial.

Em meio a esse menu de sintomas patológicos e febris, notabilizamos a ausência de um gesto: o do abraço.

shutterstock

Já parou para pensar que dificilmente uma pessoa te abraça? Há quem se contenta com um “tudo bem?”, outros com um “oi” e não passa disso. Já pensou se, com todas as pessoas que encontrássemos, tivéssemos a bondade de cumprimentá-la com um abraço ou, se preferir, um "amasso"?

No contexto bíblico, o abraço significa misericórdia. Vale recordar aqui o abraço do Pai no filho pródigo. As mazelas, as decepções, os pecados, a arrogância, a precariedade, a soberba, se dissolveram no abraço do Pai misericordioso.

Não tenho dúvida de que aquele sujeito sem nome (pode ser eu ou você) que pegou a parte da herança e partiu para o mundo, contemplou a verdade interpretada por Martha Medeiros: “Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve”. O abraço esmagante do Pai devolveu àquele filho desgraçado o dom da vida, da eternidade.

O abraço, segundo alguns especialistas, faz bem para a saúde psíquica e física. Ele tem o poder de aumentar os níveis de uma substância chamada oxitocina, que tem a particularidade de reduzir os estados de stress e ansiedade, aumentando a felicidade e o bem-estar das pessoas. Pessoas com um nível elevado de oxitocina têm a probabilidade de desenvolverem um comportamento maior de ligação entre as pessoas. Você sabia disto?

Mário Quintana faz questão de aludir o abraço a um laço. Diz ele: “Meu Deus! Como é engraçado! Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço”.
Penso que, nos tempos hodiernos, nossos casais precisam se abraçar. "Precisam encostar um coração no outro" (Rita Apoena). Já imaginou acalmar os corações atribulados por uma discussão, encostando um coração no outro? Corações atribulados se entendem e se acalmam no compasso da vida, que se renova dento de um abraço.
Certa vez, havia um casal de idade mediana, locado nas dependências de uma praça. Daí, viram quando ali estava uma menina, baixinha, com cabelos de fios dourados, muito pacífica. Passavam-se minutos e minutos, e ela ali persistia. Quando menos esperava, salta de um ônibus um menino com trajes de viajante, mochilas nas costas, e apressadamente se direciona até a menina. Em fração de segundos, um atracou o outro num abraço e ficaram por um bom tempo sem trocar palavras. Certamente fazia muito tempo que o casal de namorados não se encontrava!
O normal seria trocar belas saudações, nobres palavras, ricas frases, mas eles optaram pelo abraço, pois permitia que eles se sentissem. Quando vemos uma sociedade (famílias, grupos, religiões) machucada, triste, sem rumo, sem esperança, nós podemos dizer que estamos vendo (e vivenciando) uma sociedade que perdeu a capacidade de se sentir.

O poeta português Fernando Pessoa já dizia: “quem sente muito, cala; quem quer dizer quanto sente, fica sem alma nem fala, fica só, inteiramente”! Já Drummond se atreve dizer que “se você sabe explicar o que sente, não ama, pois o amor foge de todas as explicações possíveis”.

Traduzindo: amar não é teoria, é sentir. Abraçar é amar. Abraçar é discursar sem palavras.Abraçar é poder entrar no outro sem pisar no seu terreno. Abraçar é ser mais gente. Abraçar é uma forma de teologar... pois até Deus quis morar no abraço!

Texto: Vinícius Figueira e Fernanda Venturim Vantil Fonte : A 12

Publicado : 22/05/2019

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados