Foto : Andrea Vázquez
 A oração de José é alimentada na fé  por Pe.Valmir Miranda

Estamos no Ano de São José, vivendo o mês de São José, no dia de São José. Estamos celebrando o Patrono da Igreja e da Família Sagrada de Nazaré. São José é protetor, zelador e guardião da família. Homem justo e modelo da santidade, companheiro de jornada de Maria de Nazaré. A oração de José é alimentada na fé, ou seja, na confiança no chamado de Deus. Nesta oração o Papa Francisco recorda o lugar de santidade de São José:

ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA

Jesus, Maria e José, em Vós, contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, a Vós, com confiança, nos dirigimos. Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, escolas autênticas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas. Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais se faça, nas famílias, experiência de violência, egoísmo e divisão: quem ficou ferido ou escandalizado depressa conheça consolação e cura. Sagrada Família de Nazaré, que o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar, em todos, a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no projeto de Deus. Jesus, Maria e José, escutai, atendei a nossa súplica.

Preces e orações são oferecimentos a Deus, pedidos de intercessão e comunhão com a Igreja triunfante. Nas novenas oferecemos e reunimos a ternura da vida dos santos e santas. Na Ladainha do Bem-aventurado São José a Igreja, a família e a humanidade:

LADAINHA DE SÃO JOSÉ

São José, ilustre filho de Davi,
São José, luz dos Patriarcas,
São José, esposo da Mãe de Deus,

São José, casto guarda da Virgem,
São José, sustentador do Filho de Deus,
São José, zeloso defensor de Jesus Cristo,

São José, chefe da Sagrada Família,

José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,

José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,

São José, espelho de paciência,
São José, amante da pobreza,
São José, modelo dos operários,

São José, honra da vida de família,

São José, guarda das virgens,
São José, sustentáculo das famílias,
São José, alívio dos miseráveis,

São José, esperança dos doentes,
São José, patrono dos moribundos,

São José, terror dos demônios,
São José, protetor da Santa Igreja,

Oremos: Ó Deus, que por inefável providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Pe. Valmir Miranda

Pároco da Quase Paróquia Ascensão do Senhor
Assistente Eclesiástico da Comissão Missionária Diocesana e da Pastoral Afro.