A importância de cultivar boas amizades

“Mais valem dois que um só, porque terão proveito do seu trabalho, porque, se caem, um levanta o outro; quem está sozinho, se cai, não tem ninguém para levantá-lo” (Eclesiastes 4,9). A palavra “cultivar”, de imediato, remete-nos a um tempo onde se contempla um desenvolvimento, um crescimento, um fruto. As boas amizades passam por esse processo de cultivo, onde precisam ser regadas de gestos de companheirismo, de escuta, diálogo, reciprocidade, zelo e também, porque não, de adversidades.

Não sei qual a sua experiência, mas, de repente, você pode ter acessado este texto a fim de testificar o quão é bom ser amigo e ter amigos, ou talvez, ao contrário, a decepção que você traz é tanta, que já nem acredita mais nessa possibilidade de ter uma verdadeira amizade. Que tal dar uma chance para você? Preciso lhe dizer que todos nós precisamos de amigos. Jesus precisou de amigos, mesmo sabendo que, um dia, seria traído por alguns deles.

Você está aberto às amizades?

Sabemos que Jesus seria capaz de realizar sua missão sozinho, porém, assim, como nós, Ele não nasceu para ser sozinho. Cultivar boas amizades é isso, uma vez que não somos capazes de amadurecer e crescer sozinhos, vamos ao encontro do outro e também nos permitimos ser encontrados, pois como está escrito em Eclesiastes 4: “Porque se caem, um levanta o outro”. Necessitamos nos relacionar, criar vínculos, ter um ponto de encontro, de equilíbrio, um espelho. Isso mesmo, um espelho. Muitas vezes, um amigo é um espelho que reflete muito de nós ou o que falta em nós.

Estarmos abertos às amizades é admitirmos que precisamos de ajuda para crescer no aspecto humano e também espiritual. Diz o Catecismo: “A imagem divina está presente em cada homem” (CIC 1702), ou seja, todos nós somos capazes de revelar Deus e de ver Deus no outro. O que Ele tem para nos dizer com os amigos que temos? Você já parou para se perguntar isso? Eu acredito muito que a Divina Providência também se manifesta, assim, nas pessoas que chegam em nossa história. Deus cuida de nós assim também.

Uma boa e saudável amizade é um sinal de vida para nós ou até um socorro de Deus. Hoje, em um mundo onde a individualidade tem sido tão estabelecida, criar vínculos, deixar-se ser conhecido e encontrar Deus no outro é um grande desafio, mas que não é impossível. Basta que eu e você tenhamos uma atitude concreta de ir nos deixando ser cativados e também cativar.

A importância de cultivar boas amizade é experimentar esse dom maravilhoso que Deus nos deu de sermos presença, de sermos alegria e auxílio para o outro. Somos filhos amados de Deus e, nesta caminhada rumo ao céu, somos chamados a crescer no amor a Ele, o qual podemos experimentar no coração de nossos amigos. “Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (Jo 13,34).

Vamos, juntos, nessa caminhada rumo ao céu! Louvado seja Jesus pelos nossos bons e verdadeiros amigos, a começar por Ele, nosso melhor Amigo!

Daniele Santos, missionária da Comunidade Canção Nova

Fonte : Canção Nova