Estamos no Mês Missionário! Somos a Igreja de Cristo. Somos a Igreja apostólica-missionária, destinada a viver a realidade do mundo, como oblação e sinal de misericórdia. Nesse texto vamos meditar sobre A Igreja e a Missão: Corpo de Cristo.   A Igreja se edifica como Corpo Místico de Cristo, mistério de comunhão e sacramento de salvação, pelo tríplice poder de ensinar, santificar e governar. A Igreja é um corpo; é uma unidade orgânica. Nela todos são solidários, logo, a caridade é o sinal visível dessa ação.   Quando a Igreja confia a uma pessoa uma função, sempre o faz na convicção de que esta pessoa tenha os dons necessários para cumprir sua missão. Em Pentecostes, iniciou-se a missão a todos os povos da terra. O livro dos Atos dos Apóstolos narra a caminhada da Palavra que sai da Palestina e vai até Roma, levada pelo Apóstolo Paulo.   O Mistério de Deus se torna presente, gratuita e visivelmente, através da encarnação histórica da Igreja. A primeira missão da comunidade eclesial é apresentar o projeto de salvação de Jesus Cristo, mergulhando na profundidade de Deus e permitindo que sua ação seja transformadora.   A Igreja é uma comunidade peregrina, inserida no mundo como uma instituição, centrada na história e formada de modelos e significações que permitem um vasto conhecimento de seu campo teológico-pastoral.   As comunidades católicas, durante a sua longa caminhada, têm nos pobres uma forte interpelação para a Igreja local e para os cristãos em geral. A força missionária das comunidades da Paróquia acontece na difusão do Evangelho, na perseverança da unidade e na oração dos fiéis, sobretudo, na comunhão fraterna e na Eucaristia.   A catequese se faz ao longo de toda a caminhada da comunidade. Falar da comunidade de fé como lugar privilegiado de catequese, é falar do ambiente de fé. O membro da comunidade eclesial de base vive de Cristo Ressuscitado e por Ele entra em comunhão com irmãos e irmãs. Identifica-se com Jesus Cristo e a sua missão é o serviço e a salvação de todos. É testemunha de Pentecostes em sua comunidade salvadora.   O Espírito está presente não só na história que o missionário vai encontrar, mas também na cultura e até nas crenças religiosas, como também na sua vida diária. É um despojamento que permite ao missionário discernir e descobrir um novo rosto de Cristo encarnado naquele povo, vivendo a sua história e os seus valores.

Pe Valmir Miranda 09/10/2015