2º Encontro Nacional das Assessorias de Formação da Pastoral Familiar

Nos dias 21 e 22 de setembro, foi realizado o 2º Encontro Nacional das Assessorias de Formação da Pastoral Familiar. O evento ocorreu nas dependências do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família em Salvador (BA). Teve como objetivos  promover a unidade nos serviços de formação de agentes para a Pastoral Familiar e reforçar a importância e a necessidade da formação sistemática de agentes para a Pastoral Familiar. Conduzido pelos coordenadores da Comissão Nacional de Pastoral Familiar, casal Tico e Vera, juntamente com os assessores pedagógicos do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (Inapaf), o encontro contou com o apoio do presidente da Comissão Episcopal Pastoral (CEPVF), dom João Carlos Petrini, e do assessor para o setor Vida, padre Rafael Fornasier, assim como de coordenadores da Pastoral Familiar e representantes dos Núcleos de Formação e Espiritualidade de diversos regionais da CNBB. Na abertura do evento, dom João Carlos Petrini parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Inapaf, e enfatizou a importância da formação centrada no magistério da Igreja e pensada de uma maneira “mais adequada à realidade, numa linguagem mais atualizada e mais focada no anúncio da grandeza do amor gratuito vivido como dom de si mesmo, o que tem sido uma raridade dentro da igreja e da própria família”. Na oportunidade, dom Petrini ainda informou que toda a América Latina tem feito um grande esforço na formação e criação de Institutos da Família, estabelecendo uma rede ligada ao Pontifício Instituto da Família, em Roma, como forma de incentivar estudos mais aprofundados sobre o matrimônio e a família na sociedade contemporânea. “Com a graça de Deus pode-se proclamar que esse encontro transcorreu em clima de paz e de serenidade e que os assuntos ali expostos, apreciados e discutidos foram esclarecedores e enriquecedores, servindo para otimizar a formação de agentes da Pastoral Familiar”, disse o coordenador da Comissão Nacional de Pastoral Familiar. Foi apresentada aos presentes uma proposta de uma publicação chamada Guia do Agente, com orientações práticas sobre a formação sistemática oferecida pelo Instituto, por meio das modalidades de cursos, presenciais, semipresenciais e à distância. Na oportunidade, foi sugerido que o guia fosse enviado para os demais casais regionais para uma participação mais ampliada da apreciação do material, para apresentação de sugestões. Também foi aprovada uma carta de recomendações, na qual os participantes se propuseram  fazer todos os esforços para criar e manter, entre as equipes de formação da Pastoral Familiar no Brasil, a unidade pedida pelo próprio Jesus Cristo no evangelho de João, “Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti...”, (Jo 17, 21), animando, criando e implantando os Núcleos de Formação e Espiritualidade em todos os regionais da CNBB e estendendo-os às (arqui) dioceses e paróquias do Brasil. Na expectativa de que esse encontro gere os frutos almejados, a Comissão Nacional de Pastoral Familiar e a equipe nacional de assessoria pedagógica agradecem a Deus pelas graças alcançadas e a todos os participantes que confiaram e abraçaram a proposta do encontro.

Texto: CNBB

Publicado em 30/09/2013 às 12:05