200 anos do Seminário Central: “Formando padres segundo o coração de Deus”

Apesar de já se terem passado 200 anos da primeira vez que o Seminário Central abriu as portas, o coração ainda continua batendo forte a cada dia. A Casa dos Padres, o local de formação dos seminaristas, espaço de diálogo e discernimento, continua vivo e ativo. Para celebrar este momento, a Arquidiocese de Salvador está com uma programação especial.   No dia 15 de agosto – data do aniversário do Seminário – houve uma Missa às 18h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj. Em entrevista para o jornal São Salvador, Dom Murilo afirmou que “não é possível pensar na Arquidiocese de São Salvador da Bahia sem fazer uma referência a esse Seminário. Digo, pois, sem medo de errar: o Seminário São João Maria Vianney é o coração da Arquidiocese. Quanto mais ele cumprir sua missão, melhores condições terá a Arquidiocese de cumprir a sua” disse.   No dia 30 acontecerá mais uma ação do Dia de Apoio ao Seminário (DICA) – evento que permite à comunidade conhecer internamente as dependências da Casa dos Padres, com Missa 8h30, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva.   De acordo com o padre Gil, o DICA encerrará, com pompa, as comemorações dos 200 anos. “Nesse dia vamos ter barracas de comidas italiana, portuguesa, espanhola e baiana, um bazar de peças novas de cristais e porcelanas, apresentações com bandas católicas, MPB [Música Popular Brasileira], samba e forró, show de prêmios, parquinho para crianças e um brechó. Esse dia é um dia que o seminário abre as portas para mostrar as instalações, o funcionamento. É um dia de incentivo”, afirma. Ele lembra que a cada quarta-feira de agosto um padre, ex-reitor do seminário, presidirá a Missa das 18h.

Publicado : 17/08/2015