Siga-nos nas redes sociais:

 
Foto : Arquivo Paróquia Frei Galvão

"Longe dos olhos, mas não do coração", impedidos de festejar o padroeiro São José com o povo, a criatividade e tecnologia foram aliadas dos padres na celebração festiva desta quinta-feira (19/03). Com auxilio de um celular e internet as Paróquias usaram das redes sociais para anunciar o Evangelho.

Com o papel fundamental dos agentes da Pastoral da Comunicação e colaboradores, a Santa Missa foi transmitida em diferentes horários nas redes sociais da Paróquia Catedral, Paróquia São Roque em Terra Nova, Paróquia Cristo Ressuscitado em Camaçari, Quase Paróquia São Francisco de Arembepe, Paróquia Sagrada Família em Madre de Deus, Paróquia São Francisco de Assis, Paróquia Nossa Senhora das Candeias, Paróquia São João Batista em Simões Filho entre outras.

Em Dias D´Avila a Paróquia Santo Antônio de Santana Galvão transmitiu a celebração do co-padroeiro em seu perfil do Instagram uma experiência diferenciada para o pároco Pe. Marcio Oliveira, que pela primeira vez celebrou a tradicional e esperada  festa de São José na presença de alguns ministros, do ministério de música e da Comunidade Kadosh.

"Celebramos a Santa Missa transmitida pelas redes sociais, foi uma experiência diferente, mas ao mesmo tempo sentia a união dos fieis que aguardavam ansiosamente por essa Santa Missa, mesmo não podendo participar fisicamente, mas estavam do outro lado em suas casas acompanhando. Senti uma força grande, positiva, ao mesmo tempo que percebia os bancos  vazios é como se estivesse super lotados, pois eu sentia essa força dos paroquianos que estavam acompanhando, foi uma experiência muito forte de estar longe dos olhos, mas perto do coração", disse. 

O Padre fez uma comparação com a realidade das primeiras comunidades quando eram perseguidos "Foi a experiência que os apóstolos fizeram nas primeiras comunidades, onde os discípulos tiveram que se dispersar por causa da perseguição, cada um numa casa, num local diferente celebrando a fração do pão, mas todos estavam unidos num só coração, numa só alma. Eu também pude fazer essa experiência hoje, mesmo com os paroquianos distantes, mas unidos num só coração e numa só alma", concluiu.


SUSPENSÃO DE MISSA PÚBLICA


Como forma de prevenção ao Coronavírus e atendendo as orientações das autoridades civis que, determinou que fosse suspensa todo tipo de aglomeração que concentre mais de cinquenta pessoas, que todas as Missas e encontros das Paróquias da Diocese de Camaçari foram suspensas.

A Nota Pastoral da Diocese de Camaçari recomenda que até o dia 02 de abril os padres possam celebrar a Missa pelo povo " Recomenda-se aos sacerdotes que celebrem diariamente a Santa Missa pelo povo, em forma privada, procurando transmiti-la, sempre que possível, através das mídias sociais, para continuar alimentando a fé do povo nestas circunstâncias emergenciais".

Por : Kivia Matos

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados