Siga-nos nas redes sociais:

 
Diocese : 10 anos em Camaçari

A Igreja é um projeto de Deus que nasce da comunhão trinitária, sendo assim, homem e mulher são convidados a participar desse mistério de salvação. Somos a Igreja de Cristo, sob o sinal de São Thomaz de Cantuária, nosso padroeiro. O testemunho de Thomaz deve nos orientar nessa Igreja que habita a região metropolitana da cidade de Salvador. 


Estamos completando 10 anos de instalação canônica, tendo no governo pastoral desta Igreja de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, como nosso primeiro Bispo. Nesses 10 anos de caminhada pastoral a Diocese de Camaçari é uma presença viva de uma Igreja animada pela missionariedade. Criamos comunidades e paróquias, ordenamos diáconos e padres, alimentamos a experiência das pastorais, sobretudo, criamos espaços de comunhão entre os fiéis diocesanos, tendo como exemplo a Peregrinação ao Santuário das Candeias. 


Mas o que é uma Diocese? Diocese é a forma como a Igreja se organiza pastoral e territorialmente em todo o mundo. Nessa breve definição entendemos a missão da Igreja Diocesana: Ela alimenta o povo de Deus, tendo Cristo Bom Pastor como Mestre. Por isso, tudo que realizamos nesses 10 anos representa a ação de Cristo no mundo. Pastoral é ação do pastor que cuida de suas ovelhas. Recordo novamente a mística de Thomaz de Cantuária que amou o povo, amando a Igreja e amo a Igreja, amando o povo. 


Nesses 10 anos acompanhamos o desenvolvimento de nossas cidades e famílias. Acompanhamos o Papa Francisco nesta Igreja Sinodal, tendo como proposta ser uma Igreja encarnada na realidade. Temos consciência que teremos uma nova etapa nesse mundo pós-pandemia. Vencer o medo e renovar a fé será o grande sinal dessa Igreja de Camaçari. Pensemos no futuro, nessa Diocese celebrando 25 anos de caminhada... caminhar é o verbo expressivo para uma Igreja em saída. Por isso, vamos caminhar à luz de Cristo. 


Pe. Valmir Miranda

03/03/2021


 
Indique a um amigo
 
 
Mais artigos

Fale conosco

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados