Acreditar como José

Amados irmãos e irmãs, hoje celebramos a festa de São José, esposo de Maria, homem extraordinário, justo, fiel, temente a Deus, pai adotivo do Filho de Deus.

Na Sagrada Escritura se fala pouco, mas ele é o pai mais importante da história da humanidade. Educou Jesus homem Deus. O Evangelho de hoje (Mt 1, 16-24), revela que José acredita no anjo que lhe garante em sonho que Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Você teria acreditado? E depois avisado em sonho José fugiu com Maria e o Menino para salvar Jesus, pois Herodes queria mata-lo.

José é presença amorosa e fiel de marido e de pai. A ele foi confiado Maria e Jesus, primícias da Igreja, o mais importante tesouro.

O que é ser pai?

Ser pai não é apenas gerar, é amar, educar, ser presença de Deus Pai. É mostrar o amor de Deus Pai através do nosso amor concreto. Hoje São José, protetor da família, diante do Corona Vírus nos oriente a ficar mais em casa, para curtir a família e ser presença de Pai e de Mãe. Nos convida a rezar mais em família para que logo passe este vale de lágrimas e reine a paz. Assim como José protegeu o Menino Jesus e sua esposa Maria, nós possamos proteger Jesus na pessoas dos irmãos e irmãs.

São José, rogai por nós!

Pe. Alex Almeida