Na abertura da Semana Nacional da Sobriedade, neste domingo (19), uma missa presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini será celebrada às 07h na Catedral São Thomaz de Cantuária. Os Representantes das paróquias que já implantaram a Pastoral da Sobriedade também estarão presentes na celebração. A Semana se estende até o dia 26 de junho, para a ocasião o bispo diocesano conferiu uma mensagem motivando a pratica da sobriedade em todos os aspectos, confira :

"Existe só uma coisa que Deus não consegue deixar de fazer: deixar de amar você"

No ano da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, a Diocese de Camaçari convida todas as Paróquias,  Comunidades  e   Movimentos a  empenhar-se para  realizar em seus  ambientes

PASTORAL DA SOBRIEDADE

a partir da Semana Nacional da Sobriedade (19-26 de junho) como início ou fortalecimento da presença de Jesus Bom Pastor amoroso e misericordioso neste campo.

É a ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida. É uma atuação especial em resposta ao problema social e de saúde pública do uso de drogas e dos excessos que comprometem a saúde, a dignidade, o bem estar de cada pessoa e das famílias na comida, na bebida e em muitos outros aspectos do nosso dia a dia.

O que está em jogo é a dignidade da pessoa humana, cuja defesa e promoção nos foram confiadas pelo Criador, tarefa a que estão rigorosa e responsavelmente obrigados os homens e as mulheres em todas as conjunturas da história. (S. João Paulo II)

A Pastoral visa prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos “12 Passos da Pastoral da Sobriedade”. No entanto ela vai além da dependência química. Pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de exagero que cria dependência e mal estar. Propõe mudança de vida. Atua para resgatar e reinserir os excluídos. Enfrenta de maneira real o problema da exclusão social, da miséria e da violência, valorizando cada pessoa humana.

+João Carlos Petrini

Bispo de Camaçari- BA