Refletindo com o tema “Santa Luzia, o rosto da misericórdia do Pai”, segue até próxima terça (13) os festejos na Paróquia de Santa Luzia, padroeira do bairro da Gleba C, em Camaçari, celebrado sempre às 19h na Igreja Matriz. O novenário tem atraído a cada noite centenas de devotos de Santa Luzia, a protetora da visão.

Todo novenário está sendo transmitido ao vivo pelo facebook na página da Paróquia Santa Luzia  ou ainda pela WebRádio Fé e Missão

A programação do dia da padroeira inicia com alvorada às 05h, seguido do Oficio de Santa Luzia às 06h, Missa dos Enfermos às 8h e Missa das Crianças às 10h. A procissão sairá às 18:00h  em frente a Catedral, na Praça Desembargador Montenegro e seguirá até a Matriz de Santa Luzia onde vai ser celebrada a Missa Festiva.

[gallery link="file" order="DESC" columns="2" orderby="post_date"]
SANTA LUZIA
Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda. Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade”. Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.
 Publicado : 08/12/2016