Quinta-feira santa : Missa da unidade será celebrada na Catedral São Thomaz de Cantuária

Na próxima quinta-feira (18) todo clero da Diocese de Camaçari se reúne com o bispo Dom João Carlos Petrini, para celebrar a instituição do sacramento da Eucaristia e do Sacerdócio. A Missa da Unidade ou dos Santos Óleos será às 9h na Catedral São Thomaz de Cantuária em Camaçari.

Nesta celebração é marcada por dois grandes momentos, o primeiro é a renovação das promessas sacerdotais feitas por cada padre no dia da ordenação. E a consagração dos óleos que serão utilizados para ministrar os sacramentos do Batismo, crisma e unção dos enfermos.

O óleo dos catecúmenos, que é utilizado durante o batismo, é representado pela cor vermelha e significa a libertação do mal e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. O Óleo do Crisma é uma mistura de óleo e bálsamo significando a plenitude do Espírito Santos, revelando que o cristão deve exalar o “bom perfume de Cristo”, é representado pela cor branco ouro e usado durante o sacramento da Crisma ou Confirmação. Já o óleo dos enfermos, significa a força do Espirito de Deus nos momentos de doença, fortalecendo-o para enfrentar os momentos de dor e morte, é representado pela cor roxa. Após a Missa os sacerdotes levam os óleos para sua paróquia que serão usados ao longo do ano.

Publicado : 16/04/2019