Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebra a juventude de Maria durante o novenário

A Igreja celebra a Festa da Imaculada Conceição de Maria, no dia 08 de dezembro, ela é a padroeira do Estado da Bahia e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no CIA em Simões Filho.

Com o tema “Por que grandes coisas fez em mim o onipotente”,  o novenário acontece entre os dias 29 de novembro e 07 de dezembro, iniciando às 18h30 com oração do Oficio de Nossa Senhora e às 19h Santa Missa.

Inspirado pelo sínodo dos jovens, realizado no mês de outubro e visando a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Panamá em janeiro de 2019, durante cada noite da novena serão trabalhados os temas inspirados na juventude de Maria, para o Pároco, Pe Edwin Casadiego “Estes dois acontecimentos serviram de inspiração para um olhar atento para a vida dos jovens na nossa comunidade paroquial. Por tratar-se da festa da padroeira, não podemos deixar de pensar que foi a uma Jovem de Nazaré, já comprometida em casamento, a quem lhe foi confiada a missão de ser a Mãe do Salvador”, afirmou em mensagem aos paroquianos.

No dia Solene de Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro, a programação inicia às 5h da manhã com alvorada festiva, às 6h Oficio de Nossa Senhora, às 9h  Missa Solene com oração pelos enfermos, às 15h Procissão saindo da via universitária, concluindo às 17h com Missa Solene presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini.

Confira na integra a mensagem do Pe Edwin Casadiego:

No final do mês de outubro foi concluído em Roma o Sínodo dos Jovens (XV Assembleia General Ordinária do Sínodo dos Bispos) e no próximo ano será realizado no Panamá a Jornada Mundial da Juventude – JMJ. Estes dois acontecimentos serviram de inspiração para um olhar atento para a vida dos jovens na nossa comunidade paroquial. Por tratar-se da festa da padroeira, não podemos deixar de pensar que foi a uma Jovem de Nazaré, já comprometida em casamento, a quem lhe foi confiada a missão de ser a Mãe do Salvador.

Em uma sociedade onde os jovens são vistos com um olhar pessimista, a figura de Maria surge como paradigma para compreender a potencialidade da juventude, que vivida com compromisso e responsabilidade, contribui no plano da salvação, dando continuidade à obra de Deus na vida dos Homens… “porque grandes coisas fez em mim o Onipotente” é o canto de uma jovem que reconhece o potencial da existência de cada pessoa quando ela está intimamente unida a Deus. Durante os nove dias do novenário queremos refletir sobre valores que os jovens devem se apropriar, olhando para aquela Jovem de Nazaré que disse sim ao Senhor. A sua familiaridade com a Palavra, seu compromisso como cidadã, sua vida virtuosa e virginal, sua sensibilidade solidária, seu compromisso com quem sofre, sua entrega e sacrifício nos acontecimentos da vida, sua participação missionária como discípula do Senhor, sua vida consagrada à santidade e sua maternidade, são exemplos para os jovens que sonham e desejam contribuir com a transformação da história e das realidades de injustiça que vivem nossos povos, tornando-se de este modo, coparticipes na obra da redenção.

Convido a todos os batizados e homens de boa vontade para juntos caminhar no itinerário espiritual do novenário deste ano 2018. Nosso desejo é abrir espaços para que os jovens se comprometam na vida pastoral da paroquia, se sintam acompanhados pela Igreja e vivam com fidelidade seus compromissos como verdadeiros Cristãos.

Publicado : 29/11/2018