Nossa Senhora do Loreto é celebrada em Camaçari

Em Camaçari, a Comunidade localizada na região da Boa União em Catu de Abrantes iniciou nesta quarta-feira (05) o tríduo festivo, que segue domingo (09) na Comunidade dedicada à Nossa Senhora do Loreto.

Nossa Senhora de Loreto é uma devoção mariana que surgiu a partir do relato do milagroso traslado da casa em que viveu a Virgem Maria em Nazaré, aquela onde ela nasceu, cresceu e recebeu a visita do Arcanjo Gabriel e por duas vezes, sem explicação, foi mudada de lugar.

A primeira noite (05) dos festejos. foi dedicada as famílias e teve como responsáveis os casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Ainda serão homenageados os jovens e comunidade do Loreto, sempre às 19h.

No sábado (08) a comunidade é convidada a partir das 9h para o mutirão de limpeza e arrumação da capela em preparação ao dia festivo. No domingo (09) a programação inicia com Alvorada às 6h, procissão às 9h, Missa festiva às 10h. Concluindo com a feijoada da casa às 12h.

NOSSA SENHORA DE LORETO

Em 1291, época de grande expansão islâmica e antes da chegada dos muçulmanos a Nazaré, a casa da Sagrada Família desapareceu inexplicavelmente e, tão inexplicavelmente quanto, apareceu na cidade de Tersatz, na antiga Dalmácia, região dos Bálcãs correspondente hoje a territórios da Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro.

O padre local, que estava muito doente e ficara curado por milagre, foi agraciado com uma visão de Nossa Senhora em que ela própria afirmava: “Esta é a casa onde Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré“.

Sim: a casa da Sagrada Família fora transportada inteira, de Nazaré para Tersatz, sem ser demolida. O povo começou a fazer peregrinações e a obter graças e milagres. O governador local, embora impressionado com o fato, enviou quatro estudiosos à Terra Santa para confirmarem se aquela era mesmo a verdadeira casa de Nossa Senhora.

 Em Nazaré, os enviados só encontraram os alicerces da casa e o espanto dos nazarenos com o seu desaparecimento. Os alicerces tinham as mesmas medidas dos que haviam aparecido em Tersatz e são conservados até hoje na Basílica da Anunciação, em Nazaré.

Quanto à casa que aparecera em Tersatz, ela estava intacta e sem sinais de ter sido desmontada e reconstruída.

Após pouco mais de três anos, ocorreu um novo milagre: em 10 de dezembro de 1294, a casa da Virgem Maria foi elevada por sobre o mar Mediterrâneo e levada para os bosques de Loreto, em Recanati, na Itália.  Os fiéis se lembraram então de uma profecia de São Francisco de Assis: “Loreto será um dos locais mais sagrados do mundo. Lá será construída uma Basílica em honra a Nossa Senhora de Loreto“. De fato, a basílica erguida em volta da casa se tornou um dos maiores santuários da Europa.

A pedido da Igreja, vários estudos foram realizados por engenheiros, arquitetos, físicos, historiadores e estudiosos, que, quanto mais analisam o caso, mais comprovam o caráter inexplicável do surgimento dessa casa. O fenômeno do aparecimento da casa de Nossa Senhora em Loreto nunca foi explicado pelos cientistas que o estudaram.

Publicado : 06/12/2018