Missa Solene marca homenagens ao dia de Nossa Senhora das Candeias

A Missa Solene, celebrada na noite deste sábado (2), encerrou o dia festivo dedicado à Nossa Senhora das Candeias. Presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, a Santa Missa teve como subtema: “O Senhor nos escolheu para sermos santos e íntegros diante dele, no amor (Ef 1,4)”.

No início da celebração, Dom Petrini ressaltou sua alegria em participar do dia festivo e ter a Virgem Maria como a nossa intercessora . “É uma grande alegria porque podemos recorrer a esta padroeira que nos ama, acompanha, orienta, protege e que nos traz a luz de Cristo”, disse o bispo.

Na homilia, o bispo falou sobre a importância da Virgem Maria para o nosso encontro com a Luz de Cristo. “Esta luz que é Jesus Cristo chega até nós através de Maria, Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias. Ele é o Emanuel, Deus Conosco que vem até nós com misericórdia, compadecido de nosso sofrimento”, frisou.

Ele destacou ainda que Jesus é a luz que veio para nos tirar nas trevas. “Jesus, o dom do pai é a luz que ilumina o caminho nesta terra. Luz que afugenta as trevas, que ajuda a reconhecer o certo e o errado, que orienta nossas decisões, purifica e fortalece nossos afetos para que sejamos capazes de amar”, afirmou o bispo.

O dia festivo teve início às 5h com a Alvorada de fogos e a oração do Ofício de Nossa Senhora. Ao longo do dia, foram celebradas missas no Santuário Nossa Senhora das Candeias em homenagem a nossa padroeira.

Visita IPAC

Técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac) realizam neste sábado (2) e domingo (3), no Santuário Nossa Senhora das Candeias, uma visita técnica para iniciar os estudos que podem definir o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias como patrimônio cultural imaterial da Bahia. Nesta primeira etapa, serão coletadas informações acerca dos festejos como também sobre o desenvolvimento histórico e cultural da Paróquia Nossa Senhora das Candeias.

Após os dois dias de visita, será emitido o relatório que será encaminhado para o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural que vai avaliar o material coletado. O parecer não tem o prazo para ser emitido pelo órgão.

Procissão

Milhares de pessoas acompanharam a imagem de Nossa Senhora das Candeias que desfilou pelas ruas da cidade ao lado das imagens de Santa Terezinha, Sagrado Coração de Jesus e São José. Além dos andores, uma figura fundamental também abrilhantou a procissão de Nossa Senhora das Candeias: as crianças vestidas de anjo. Símbolos da bondade Jesus, meninos e meninas caminharam ao lado dos fieis levando alegria e beleza.

Ao longo do trajeto, o que se viu era devotos de todas as partes da Bahia homenageando à Mãe das Candeias. Jovens, adultos e idosos se dividiram entre a multidão para carregar os andores. Para a devota Shirlei Silva, moradora do bairro Santo Antônio, a procissão é um momento de renovar a fé e mostrar o poder da devoção a Nossa Senhora das Candeias. “Foi muito linda e emocionante a procissão. Os festejos de Nossa Senhora das Candeias sempre lotados e animados refletem a devoção e fé do povo a esta Santa poderosa”, ressaltou a devota.

Fonte : Pascom- Santuário Nossa Senhora das Candeias
Publicado : 04/02/2019