Mês da Bíblia : Ignorar a Sagrada Escritura é ignorar a Jesus Cristo

Ignorar a Sagrada Escritura é ignorar a Jesus Cristo

No mês de setembro a Igreja, de modo especial, venera a Sagrada Escritura e o faz por causa de São Jerônimo cuja memória litúrgica se celebra no dia 30.

São Jerônimo, grande “enamorado” da Palavra de Deus, interrogava-se: “como seria possível viver sem o conhecimento das Escrituras, se é por ela que se aprende a conhecer o próprio Cristo?”. Estava bem ciente de que a Bíblia é “o instrumento pelo qual diariamente Deus fala aos crentes”. E aconselhava: “Lê com muita frequência as Escrituras divinas; mas ainda, que as tuas mãos nunca abandonem o Livro sagrado”, pois, “ignorar as Sagradas Escrituras é ignorara Jesus Cristo” (Verbum Domini, 72).

A Bíblia é a carta amorosa de Deus para nós, seus filhos. Escrita por inspiração do Espírito Santo em linguagem humana. Nela Deus nos fala, sobretudo na Liturgia onde seu povo escuta e responde. Cada ação litúrgica está impregnada da Sagrada Escritura.

Ela foi e continua sendo a fonte da espiritualidade cristã, daí a antiga e sempre nova metodologia da Lectio divina: Ler, meditar, rezar e contemplar. O que diz o texto bíblico em si? (leitura). O que nos diz o texto bíblico? (meditação). Que dizemos ao Senhor, em resposta à sua Palavra? (oração). Qual é a conversão da mente, do coração e da vida que o Senhor nos pede? (contemplação). Qual é a ação (actio) que o Senhor nos impele na doação aos outros na caridade? (Verbum Domini, 87).

A cada ano, no mês da Bíblia, somos chamados a ler, meditar, rezar e contemplar um livro bíblico. Neste ano é o livro da Sabedoria. O tema “para que nEle nossos povos tenham vida” e o lema “a Sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb1, 6). A sabedoria divina, presente desde a criação do mundo é usada como critério para o discernimento dos sinais de Deus na vida e na história.

Vamos contemplar a Sabedoria como fonte da Palavra que se manifesta na criação e revela o divino no cotidiano.

Preparando-nos para a assembleia diocesana, vivamos com intensidade o mês da Bíblia, buscando a Sabedoria, cientes de que “ignorar as Sagradas Escrituras é ignorara Jesus Cristo”.

Por Pe. Euclides Moreira Publicado : 03/09/2018