Dom João Carlos Petrini é eleito membro para o Sínodo dos Bispos

O bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, foi eleito 2º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínododos Bispos sobre a Família, em primeiro escrutínio realizado na manhã de hoje, 23, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP). Ele recebeu 170 votos do total de 252, superando os 133 votos requeridos para a maioria absoluta.

O Sínodo convocado pelo papa Francisco, ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano, e terá como tema “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Dom Petrini presidiu a Comissão para a Vida e a Família da CNBB no período de 2011 a 2015. É doutor em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica (SP) e coordena o programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Atualmente é diretor do Pontifício do João Paulo II para estudos sobre Matrimônio e Família – Salvador (BA).

Currículo

Dom João Carlos Petrini nasceu em 1945, na cidade de Fermo, na Itália. Formou-se em Ciências Políticas na cidade de Perugia. Em 1970 foi enviado como missionário ao Brasil pelo Movimento Comunhão e Libertação e atuou na arquidiocese de São Paulo. Ainda na capital, estudou Teologia e ordenou-se sacerdote em 1975. Cursou Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Em 1989, mudou-se para Salvador, onde foi reitor do Seminário Propedêutico entre 1990 e 1998 e diretor do Instituto de Teologia da UCSal (Universidade Católica do Salvador) de 2005 a 2009. É diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família.

Dom Petrini é professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da UCSal e coordenador do grupo de pesquisa Família em Mudança. É também autor de diversos livros e artigos científicos publicados em revistas.

Foi nomeado em 2005, pelo papa João Paulo II, bispo auxiliar de Salvador. Em fevereiro de 2011, tomou posse na diocese de Camaçari (BA).

Fonte : CNBB
Publicado : 23/04/2015