Cristãos são essenciais para o Oriente Médio, diz cardeal

O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, lamentou a fuga de tantos cristãos dos países do Oriente Médio, que sofrem perseguição religiosa

cristãos essencial oriente médio

“Não haverá nenhum futuro no Oriente Médio sem a presença e a contribuição dos cristãos”, afirmou o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, durante celebração em San Diego, Califórnia, na Catedral da Eparquia caldeia, nesta terça-feira, 29.

Ao rezar pelos cristãos perseguidos no Iraque, a pátria da Igreja Caldéia, o purpurado recordou também os cristãos da Síria, Palestina, Egito, assim como a delicada situação na Ucrânia dos greco-católicos e de seus compatriotas, expressando a proximidade e o encorajamento do Papa a “perseverar com força na fé e na esperança”.

Citando as palavras do Patriarca caldeu Louis Sako, o Cardeal  destacou que pela primeira vez na história do Iraque, em Mossul não há cristãos, e que o país se aproxima de um desastre humanitário, cultural e histórico.

“Também o Patriarca Maronita Bechara Boutros Rai,  exortou os perseguidores dos cristãos ao diálogo, em nome da humanidade comum, convidando a escolher o diálogo, a compreensão, o respeito pelo outro,  no lugar de armas, do terrorismo e da violência”, disse o cardeal.

Sandri afirmou ainda, que nenhuma religião  pode aceitar matar os filhos de Deus, em nome do próprio Deus, sublinhando que os cristãos do mundo devem ser a voz dos marginalizados da sociedade e devem defender firmemente os seus direitos.

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais está na cidade para visitar a Eparquia Caldeia. O cardeal foi recebido pelo bispo da Eparquia, Dom Sarhad Jammo, que destacou “o imenso conforto” que o representante pontifício trouxe a todos os cristãos do Oriente com sua visita e sua oração.

Fonte : Canção Nova