Celebrações conclusivas do ano Mariano leva milhares de fiéis a Camaçari

Viva a mãe de Deus e nossa sem pecado concebida! Viva a Virgem Imaculada A Senhora Aparecida!

Nem mesmo a chuva impediu que os devotos de Nossa Senhora Aparecida participassem das celebrações diocesana de conclusão do Ano Nacional Mariano realizada durante todo domingo (17/09) em Camaçari.

Aproximadamente sete mil pessoas compareceram,  a Praça Desembargador Montenegro para a Santa Missa conclusiva da Festa Mariana que foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini e concelebrada por todos os padres da Diocese.

Durante a missa Dom Petrini ressaltou sobre as razões de celebrar a Festa Mariana, percorrendo breves trechos da vida de Nossa Senhora,  que desde sempre foi escolhida por Deus para ser a mãe do Verbo.  "Somos povo de Deus reunidos  nesta praça Desembargador Montenegro, reunidos para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de aparecida no Rio paraíba do Sul. Os evangelhos nos apresentam Maria como a mãe do Filho de Deus, o Deus conosco", pontuou o bispo.

"Deus teve a iniciativa de enviar o seu filho, ela foi escolhida desde o inicio para ser digna de acolher o Filho de Deus. O verbo de Deus se fez carne no ventre da virgem Maria para habitar entre nós e habita entre nós. Podemos dizer, essa cidade é habitação de Deus também, essa querida Camaçari, mas também a cidade onde tanta gente aqui habita, Deus habita nelas".

Luciene Oliveira da Paróquia São Tomé Apóstolo que há 34 anos reside em Camaçari ficou impressionada com o dia dedicado a Jesus e Sua mãe, "Essa data vai ficar na história de Camaçari, onde nossa Diocese realizou uma festa para homenagear a mãe de Jesus e nossa. Ontem vimos e demonstramos o nosso amor a Jesus e a sua mãe e nossa Mãe Maria", disse emocionada.

Antes de finalizar a missa, foi realizado um momento de consagração e Dom Petrini anunciou que a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida ficará permanentemente na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Parque Satélite em Camaçari.  A Festa Mariana concluiu com o Show da Banda Obra de Deus, que animou o público.

SEMINÁRIO MARIANO

A Festa Mariana contou dois momentos, onde no período da manhã as 24 Paróquias dos 8 municípios que compõe a Diocese de Camaçari foram divididos por forania, sendo distribuidos entre o IFBA, Escola Iolanda Pires,  Escola Normal de Camaçari, Escola Denise Tavares, Centro Diocesano São João Paulo II e Catedral São Thomaz de Cantuária para um Seminário Mariano,marcado por explicações a respeito das invocações de Nossa Senhora Amparo das Famílias, Mãe da Misericórdia, Rainha da Paz, Nossa Senhora Auxiliadora, Consoladora dos Aflitos.  E aprofundamento sobre a vida de Maria a partir de um olhar  bíblico, que teve como base o subsídio  "Os mistérios de Maria segundo os evangelhos", preparado pelo bispo diocesano .

Após os Seminários os fiéis saíram em caminhada percorrendo as ruas da Cidade com cânticos e louvores, levando às ruas a alegria de pertencer a uma mesma família de fé.

Publicado : 18/09/2017